Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

TAP - take another plane ou, numa versão mais algarvia, tá o mar fêto num cão

26/5/2020

0 Comments

 
Por Luís Coelho
​
A Transportadora Aérea Nacional (TAP) anunciou hoje um plano que visa aumentar de forma progressiva a sua actividade nos próximos meses. Segundo as informações que vieram a lume, a empresa considera que “(…) Em Julho, a TAP pretende retomar um total de 19 por cento do que era a sua operação normal antes da eclosão epidémica da Covid-19, atingindo um total de 247 voos por semana (…).” Até aqui tudo bem. Há apenas um pequeno pormenor que, no contexto actual, é um problema importante: a TAP exclui completamente o Algarve do seu planeamento.
Esta não é uma situação nova. De facto, o número de voos da TAP a partir de (ou a chegar a) Faro é historicamente residual não tendo os mesmos qualquer expressão no movimento global deste aeroporto internacional. Quem conhece melhor o sector diz que tal é o resultado do modelo de negócio da TAP, organizado em hub e que tem a sua base principal em Lisboa. Não conheço o suficiente para disputar esta lógica. Parece-me, no entanto, curioso que a Transportadora Aérea Nacional – de capitais totalmente públicos até novembro de 2015 – tenha simplesmente ignorado aquele que é o principal destino turístico do País na forma como equacionou e continua a equaciona o seu negócio.

É também importante dizer que entre os dia 12 de novembro de 2015 e 6 de fevereiro de 2016 não tenho nenhuma opinião sobre o que a TAP e sua equipa de gestão fizeram ou deixaram de fazer. Foi o único período da história da empresa em que a mesma teve 100% de capital privado. No entanto, a partir do segundo trimestre de 2016 a conversa muda pois o governo liderado por António Costa decidiu “investir” 1,9 milhões de euros (financiados, claro está, por impostos) para garantir que o Estado Português voltava a deter 50% do capital da TAP. A consulta dos Relatórios e Contas Consolidados do Grupo ilustra bem o quão questionável foi esta decisão. A saber: em 2016 o Grupo TAP gerou um prejuízo de 23 milhões de euros; em 2017 apurou um lucro de 23 milhões de euros; em 2018 há um novo prejuízo, neste caso 117 milhões de euros. Consequência: em 2018 (último ano com informação disponível), o Grupo TAP apresenta um total do capital próprio de -616 milhões de euros. Estamos pois em face de uma empresa tecnicamente falida que é como quem diz com um passivo que é bem superior ao seu activo.

Parece seguro que a parte económica não correu bem. Atentemos agora na dimensão mais política da coisa. Nessa frente, para o Algarve, o que se está a congeminar é um verdadeiro embuste. A saber: por conta da pandemia António Costa está a ponderar reforçar o “investimento” público nesta empresa. Sem ter certezas sobre os detalhes, atrevo-me a citar o número que tem vindo à baila nos últimos dias relativo ao custo desta operação para o erário público: 1 000 000 000 euros (dizer, en passant, que o passivo financeiro do grupo TAP em 2018 ascendia a 891 milhões de euros). Se assumirmos que cada região vai contribuir em função do seu peso no Produto Interno Bruto nacional, teríamos que o Algarve contribuiria com cerca de 5% deste valor ou, em vil metal, algo como 50 milhões de euros. No contexto acima descrito e atendendo ao panorama que vivemos na região, parece-me que este seria um investimento totalmente injustificável (perdoem-me os funcionários da TAP que não têm culpa da situação). De facto, no momento em que escrevo estas linhas, o Algarve lida com uma total incerteza relativamente aquilo que define a nossa capacidade para gerar riqueza colectivamente: o turismo. Com a pandemia Covid ainda bem presente e sem quaisquer certezas sobre o quão forte pode vir a ser a procura interna e externa em Julho e Agosto, alocar 50 milhões a uma companhia aérea que pura e simplesmente despreza o Algarve (no passado e no seu plano de retoma de curto-prazo) é, em Português que se entenda, bem estúpido. De facto, deixo desde já algumas alternativas que me parecem muito mais interessantes: 1) destinar os 50 milhões à Ryanair, Easyjet ou Jet2 de forma a promover a procura externa destinada à região; 2) alocar estes fundos a uma mega campanha de promoção do Algarve junto do público nacional e espanhol; 3) reforçar os orçamentos camarários na vertente social; 4) começar as obras do sempre adiado Hospital Central do Algarve ou 5) queimar o dinheiro, algo que me parece melhor do que subsidiar a incompetência.
​
Permito-me ainda uma nota final para a reacção que o anúncio da TAP mereceu no País. Vi sem estranheza uma conferência de imprensa a norte, onde o Presidente da Câmara do Porto disse sem papas na língua que a TAP não pode ser uma empresa regional para a operação e uma empresa nacional quando pretende aceder a subsidiação pública. Nesse contexto, referiu que se a TAP quer dinheiro do Estado tem de pensar em Lisboa e, equitativamente, no Porto, na Madeira, nos Açores e no Algarve. Confesso que fiquei a admirar um pouco mais o Rui Moreira, que demonstrou um sentido de unidade que é raro neste País. Vi, também, o Presidente do Turismo do Porto e do Norte a explicar de forma clara o porquê da decisão anunciada pela administração da TAP ser altamente lesiva para toda uma região deste País. Fico pois a aguardar que os nossos representantes sigam este bom exemplo pois o Algarve não pode (mais uma vez) ficar a ver este importante debate sentado na bancada já que o que está em jogo é sério demais.
0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.