Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Saúde na Economia do Algarve (Parte II)

23/4/2019

0 Comentários

 
Imagem
Por Sara Luz

Sala cheia, oradores de renome e audiência expectante, foi como se apresentou o Auditório Verde da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no passado dia 09 de abril, onde se discutiu a importância da Saúde na Economia do Algarve no âmbito das comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.

As formalidades introdutórias a cumprir num evento deste género não se fizeram demorar e rapidamente foi dada voz a António Correia de Campos, que iniciou a conferência com uma apresentação genérica sobre a importância das políticas sociais no combate às desigualdades, enfatizando aspetos relacionados com a pobreza, emprego, qualificações e indicadores de saúde. Concluiu a sua intervenção com uma afirmação sobejamente conhecida e inquestionável: muito se fez nos últimos 40 anos, mas muito mais há a fazer!

Posto isto, ocuparam-se os lugares sentados no palco pela moderadora e participantes convidados. De um lado, profissionais de saúde – Ana Paula Gonçalves, Paulo Morgado e Rui Lourenço; do outro, economistas – Rui Nunes e Luís Coelho. No começo, a trivial troca de impressões sobre a construção do Hospital Central do Algarve (HCA) e a comparação entre os setores de saúde público e privado na região, o que me levou a pensar na altura se esta não seria mais uma conferência em que os participantes se limitam a discutir o “sexo dos anjos”. Não que o investimento do HCA não faça falta à região, porque faz; não que a dependência dos Algarvios aos hospitais privados não seja preocupante, porque é; mas, continuar a insistir na ideia de que o investimento no HCA é o aspeto central para a resolução dos problemas em matéria de saúde na região do Algarve continua a parecer-me imprudente, especialmente quando profissionais de saúde tomam essa posição.

A discussão evoluiu e, a certa altura, um dos participantes fez menção àquilo que considero ser o ponto fulcral da temática em discussão: a estratégia regional na área da saúde que não temos, que tanta falta nos faz e que, por inerência, pouco ou nada nos traz! Referiu-se, ainda, à falta de movimento e até de alguma autocensura nos últimos anos por parte de líderes dos setores social, económico e da saúde, dizendo que centrar a discussão na construção do novo hospital é por si só redutor, pois os serviços de saúde têm um peso de apenas 13% sobre os determinantes da saúde, determinantes estes sim que deveriam estar no topo das preocupações dos líderes Algarvios.

Do lado dos economistas, salientou-se que a Economia deve servir as pessoas e não verificar-se o oposto. Contudo, a boa gestão do défice e da dívida pública faz com que os Governos sejam chamados a fazer escolhas e, por não haver dinheiro, optou-se então por sacrificar o investimento público. Ora, como salientado, numa mesa em que há pouco dinheiro quem o recebe é quem tem uma estratégia bem definida e o Algarve neste campo, infelizmente, defende-se muito mal.

Para concluir, não se pode dizer que tenha existido um verdadeiro debate de ideias. Houve antes uma partilha de opiniões sobre o que cada um dos participantes pensa a respeito do assunto e, por isso, pareceu-me, que faltou essa construção. De facto, soube a pouco, mas ainda assim não deixa ser uma excelente iniciativa e, por isso, o meu agradecimento à organização!
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen