Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Sardinhas em tomate e jantar de feijão

30/11/2016

0 Comentários

 
Por Bruno Inácio 

Leituras a Sul (I): “Algarve Mediterrânico”

Não só, mas mais desde que a dieta mediterrânica foi classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO que é recorrente se falar no espaço público sobre a dita cuja. Muitos falam mas pouco sabem certamente do que falam. Eu, desconhecedor, me confesso. 
​

​​Certo é que esta new wave gastronómica trouxe pratos made in “dieta mediterrânica gourmet” e não mais parou. Das sardinhas selecionadas mergulhadas numa fusão avermelhada e apimentada com cebola reservada até ao mimo de alfarroba com uma redução de chocolate negro e um cremoso de citrinos… são infindáveis as longas e muitas vezes incompreensíveis designações que se dá a coisas tão simples como sardinhas em tomate e torta de alfarroba. 
Imagem
Não é uma critica. Entendo o porque e sou frequentador desses gastropub´s Algarvios, muitos deles resultantes do espirito empreendedor e aventureiro de gente jovem que quer fazer bem. E faz. Os “Time out” desta vida vieram para ficar e antes isso que o fish and chips, os baked beans e os Kebab´s.

Agora que eu, rapaz nascido em Querença, coração do Barrocal Algarvio, que gosta de papas de milho com raspas no fundo do tacho, de feijão com couve e de jantar de grão, já mandei uns bitaites sobre matéria que não domino, permitam-me que vá ao que aqui me traz.

O livro “Algarve Mediterrânico” (2015, Tinta da China), premiado internacionalmente por diversas vezes, da autoria da investigadora Maria Manuel Valagão, do fotógrafo Vasco Célio e do Chef Bertílio Gomes é uma obra de excelência que mete dentro de um prato tudo aquilo que somos, de onde viemos e porque comemos assim. 
Imagem
Muito bem organizado, esta publicação é daquelas coisas que se lê bem. Sim, isso mesmo, lê-se bem. Bem sei que é um livro sobre gastronomia e contém receitas, mas é muito mais do que isso. É um livro que nos fala sobre as paisagens do Algarve, o seu património imaterial e um conjunto de factores que em conjunto fazem de nós Algarvios. É por isso que o considero um dos melhores livros sobre o Sul, um verdadeiro mapa para a Algarviedade.  

Depois porque o livro apresenta um conjunto de receitas de cozinha contemporânea que elevam os produtos da terra e do mar a actores principais sem que dali advenha qualquer presunção saloia. É identidade Algarvia em estado puro, e isso é muito difícil de conseguir.

Finalmente e não menos importante a celebração da máxima “os olhos também comem”. Neste livro é possível sentir o sabor e o cheiro da hortelã acabada de cair num prato de jantar de grão, simplesmente (e complicadamente) porque o Vasco Célio conseguiu captar todos esses sentidos com a objectiva da sua máquina fotográfica. Mas porque o ritual do petisco é mais, muito mais, do que o petisco em si, também ali cabem as paisagens, as artes e os ofícios registados subliminarmente.  

As coisas não precisam ser complexas para serem boas. O bom gosto é muitas vezes simples. O bom gosto é descomplexado e fala a nossa língua. E esta publicação guarda em si todas essas qualidades. 
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Powered by Epopeia - Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia - Make It Happen