Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Quanto Algarve cabe numa sobremesa?

15/6/2018

0 Comments

 
Por Gonçalo Duarte Gomes

A laranja do Algarve é já quase mítica. Doce, sumarenta, refrescante, apelativa.

De tal forma que, tornando-se a estrangeira de maior sucesso, é já praticamente indissociável da região. Sim, porque, e adaptando um curioso slogan turístico, embora seja de cá, não nasceu por aqui.

Por isso coloco a questão: antes da cítrica condição, o que vinha de trás? E já agora, o que aguarda adiante?

O Algarve é de facto uma metafórica laranja? E daí, partirá para um figurativo guacamole? Ou é literalmente outra coisa?
Imagem
Foi recentemente lançado à discussão um manifesto, intitulado “das 3 Delícias”, que tem por objectivo pôr o Algarve a reflectir sobre si mesmo.

A ideia é presunçosa, não há como o negar. Mas, sem tentar, nunca se fica realmente a saber o limite das possibilidades. Por isso mesmo, sem vergonha, com muito atrevimento e com a singela expectativa de lançar pouca discussão que seja, aí está.

Reconhecendo o carácter único e irrepetível do Algarve, pretende a região como mais do que um mero cenário turístico, onde desde há muito se vive e onde por muito tempo se quer viver, reclamando a sua paisagem, e o futuro dessa paisagem viva, e não imagem genérica de um não-lugar.

Reivindicando civicamente um Algarve inteiro, completo, solidário e feliz, reencontrado na contemporaneidade e reconhecível na sua matriz única de atlantismo mediterrânico, um Algarve resiliente, perene e apto para os desafios que o futuro encerra. 

Civicamente exigindo definições institucionais, ordenamento do território efectivo porque assente em acção política – com menos discurso vão –, uma economia regional mais justa, o sequeiro como matriz da identidade algarvia, a protecção plena da dieta mediterrânica, um modelo energético regional e a promoção da cultura algarvia.

A perspectiva é a de um futuro que não se interrompe, mas que tem passado. De ilusões, mas que nunca tiram os pés do assento na terra.

De um Algarve ao mesmo tempo sublimado e condensado no doce das três delícias. Que, podendo trocar o figo, a alfarroba e amêndoa pelo abacate, pela manga e pela framboesa, talvez continue a ser delicioso.

Mas já não algarvio.

Os interessados, simpatizantes, apoiantes, discordantes, conhecedores ou meramente curiosos poderão ler e, se assim o entenderem, assinar, em:

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=manifesto3delicias
​
0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.