Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

O nosso inverno é o vosso melhor verão

8/6/2017

1 Comentário

 
Imagem
Por André Botelheiro

Entrámos em junho, mês de início do verão e o nosso lugar ao sul entra na fase mais intensa da sua principal atividade económica. Todos os que vivem no Algarve, de forma mais ou menos permanente, conhecem bem o que esta altura do ano significa.

Sou dos que defendem e desejam que as nossas vidas, de residentes, quanto mais “afetadas” forem, melhor. Sinal que o verão turístico correu bem, com inegáveis ganhos, diretos ou indiretos, para todos.
​
Mas não é sobre o verão que quero escrever, começa o verão e apetece-me escrever sobre o inverno. Não por um qualquer saudosismo bucólico ou por ser de termóstato sensível ao esquentamento estival, mas porque o inverno algarvio merece mais respeito, sendo um desperdício a forma como usamos a marca Algarve no inverno. 

A consabida sazonalidade turística da região é agravada por um falso demérito do inverno algarvio no imaginário dos que nos visitam. Não quero com isto dizer que o nosso verão não tenha mérito próprio, tem e em excesso. Mas o desaproveitamento crónico com que a marca Algarve, desde os primórdios do turismo algarvio, tem lidado com a época menos quente do ano, muito tem vindo a contribuir para este pesado período de vazio no sector e, por arrasto, em todos os correlacionados.
 
É verdade que surgiram novas áreas mais segmentadas, como o turismo de natureza, de saúde, desportivo, ecoturismo, enoturismo, académico/científico, entre outros, cuja capacidade de atração fora da dita época alta já é uma realidade.  É também verdade que os animadores e crescentes números da dita época baixa, nos últimos anos, têm mitigado esse fosso, mas não chegam, a diferença entre uma e outra fase do ano é por demais evidente.
 
Para contrariar esse abandono a que ao longo de décadas o inverno tem sido votado no imaginário coletivo, temos vários argumentos de peso.
 
Começando pelo registo das médias climatológicas dos meses de inverno do Algarve que se aproximam dos valores médios do verão da maior parte dos principais países emissores de turistas para o Algarve. Por exemplo: Em Londres ou em Berlim a temperatura média no mês mais quente do ano, julho, é de 19 °C, mas a temperatura mais baixa de todo o ano é em janeiro com uma média de 5 °C e de -1 Cº, respetivamente. Até a acalorada Paris, que em julho tem uma temperatura média a rondar os 20 °C, durante o mês de janeiro tem uma temperatura média de 3 °C. Ora Faro, que no mês de julho tem uma temperatura média de 24 °C, tem no mês mais frio do ano, janeiro, uma temperatura média de 12 °C. Não é, por isso, um lugar-comum afirmar que o nosso clima temperado é uma mais-valia.
 
Os restantes argumentos são os mesmos que validam a época alta do turismo: boa hotelaria, restauração, património, paisagens, praias (sim, praia no inverno!), cultura, acessibilidades, desporto, natureza, segurança, preço, etc., etc., etc.

Se olharmos para o turismo como um produto e pensarmos que o verão é um segmento que se aproxima da sobreexploração e, por oposição, o inverno é o segmento com maior potencial na margem de crescimento, qual a decisão a tomar?
 
Imaginemos que se usavam os mesmos meios e recursos, que habitualmente se usam para comunicar e promover o verão algarvio, mas desta feita para “vender” o inverno algarvio.
 
Façamos um exercício ainda mais radical, imaginemos que para promover o verão, deixávamos de o comunicar e a aposta se centrava só no inverno. É que quando enaltecemos o nosso inverno, inerentemente está lá o nosso verão.

Podíamos, simplesmente, passar a dizer-lhes que: “o nosso inverno é o vosso melhor verão”!
1 Comentário
Júlio Santos link
9/6/2017 11:58:04

abraço de sff, quando poderem, respondam ao mail que enviei.

Obrigado
Júlio Santos

Responder



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen