Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

MONARCH AIRLINES – O que se passa afinal?

9/10/2017

0 Comments

 

Por João Fernandes

Nas últimas décadas temos assistido de tudo, da falência de companhias como a Pan American (1991) e a Swissair (2001), às mais recentes declarações de insolvência da Air Berlim e da Alitalia, dos cancelamentos de voos da Ryanair, passando ainda pelas inúmeras reestruturações, fusões e aquisições de companhias aéreas um pouco por todo o Mundo.
​
Não obstante o tráfego de passageiros estar a crescer à razão de 7,9% (acumulado agosto 2017 - IATA), desenganem-se aqueles que acham que a queda da Monarch Airlines é um caso ímpar e irrepetível.

Mas então porque foi à falência a Monarch?

Os astros até pareciam estar alinhados. No mercado mundial de passageiros, a capacidade oferecida pelas companhias aéreas tem vindo a expandir, mas, como a procura cresce mais que a oferta, a taxa de ocupação média nas aeronaves registou um incremento de 0,7 ponto percentual, atingindo 84,5%.

Até aqui tudo bem…Mas o Mundo muda e a instabilidade em destinos como a Turquia, a Tunísia ou o Egipto e a crescente concorrência em destinos seguros no Sul da Europa ditaram uma guerra de preços que deixou a Monarch pelo caminho.  
 
E agora?

Para já, de salutar a rápida resposta do regulador britânico da aviação civil, Civil Aviation Authority (CAA) à falência desta companhia aérea low-cost, no que respeita ao repatriamento dos passageiros que haviam adquirido bilhetes para regressarem ao Reino Unido.

Numa operação que deverá estar concluída já no próximo fim-de-semana e que não faz discriminação de nacionalidade, de salientar também a boa articulação com o regulador português Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e respetivas embaixadas, o que permitiu um acordo de colaboração com a EasyJet para que passageiros que estejam no Reino Unido possam regressar a Portugal.

Sem perder tempo, a Secretária de Estado do Turismo promoveu uma reunião de urgência entre Turismo de Portugal, Turismo do Algarve e Aeroporto de Faro para que se encontrassem medidas que garantissem a manutenção da capacidade aérea para o Algarve no Inverno.

Sabe-se que uma eventual solução passará por encontrar novos operadores que possam vir a ocupar o espaço anteriormente explorado pela Monarch, tentando colmatar os 165 mil lugares que esta companhia previa para o inverno IATA no Algarve.

Entre as soluções mais eficazes está um reforço da operação das principais companhias low cost, que têm vindo a demonstrar interesse na operação agora em falta, seja através do aumento da taxa de ocupação dos seus aviões ou mesmo pela adoção de novas rotas.

A favor de um desfecho que mitigue o impacto desta falência para o Algarve está o facto de existirem pilotos, tripulação e aeronaves disponíveis e uma procura muito apetecível. É que, antes de falir, a Monarch estava a crescer nos voos para Faro 10,5%, tendo até ao final de agosto transportado 418 mil passageiros.

A expectativa é a de que muitos turistas acabarão encontrar resposta nas companhias e operadores concorrentes.

No entanto, segundo o Pres. Associação Hotéis e Empr. Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, caso não haja um esforço adicional de promoção para convencer quem ficou sem bilhete de avião a comprar um novo, os hoteleiros algarvios poderão perder entre 400 e 500 mil dormidas até março.

Por outro lado, pelo facto de o grupo britânico deter também operadores turísticos, há ainda a considerar o prejuízo das estadias já realizadas em agosto e setembro, que apenas seriam pagas a posteriori às unidades hoteleiras.

Valerá certamente a pena aproveitar o congresso da Associação das Agências de Viagens Britânica, que trará ao Algarve cerca de 6600 colaboradores da Thomas Cook.

O Reino Unido e a Irlanda são dois dos mais importantes mercados emissores de turistas para o Algarve e muitas das viagens destes turistas ainda são reservadas através do canal de venda dos Operadores e dos Agentes de Viagens. 

0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.