É certo e sabido que o trabalhar a partir de casa não é possível para todos os tipos de actividades laborais. Obviamente que uma fisioterapeuta ainda não dispõem da tecnologia para fazer tratamentos miofasciais remotamente ou um agricultor de plantar sem sair de casa... Mas acreditem que é possível as pessoas trabalharem em regime de Teletrabalho, de formas nunca antes contempladas. Se existe momento em que nos deparamos com a falta de Inovação e Digitalização na Região e reafirmamos a dependência do Algarve no Turismo, é agora! Atrevo-me a dizer que o sector das TIC’s na nossa região, possivelmente, é das áreas mais avançadas neste campo da estruturação do que é necessário para garantir um posto de trabalho a partir de qualquer localização. As questões passam por: COMO? E COM O QUÊ? Não prometo abordar tudo, até porque as bases continuam a ser mais comportamentais/ humanas do que meramente tecnológicas. O que quero dizer é que podemos deter o melhor instrumento disponível no mercado, o melhor “músico” pronto a tocar, mas o Maestro não consegue “articular” a orquestra. O QUE REPENSAR? 1# Mindset (mentalidade): por vezes é preciso esquecer tudo o que achamos que sabemos de organização laboral... coisas como controlo, vigilância, chefias e decisões top-down. É imprescindível a confiança na equipa e de responsabilizar as pessoas por aquilo a que se comprometem. Para isso uma boa definição de objectivos escritos e tarefas distribuídas pelas pessoas em concreto, ajuda e muito! O investimento de tempo no momento da descrição/clarificação das tarefas e transparência de quem está a trabalhar em quê e quando torna-se essencial. Utópico? Não... mas não é para todos os contextos. 2# Inovação Digital: É essencial ter aquilo que são os documentos/softwares mínimos para trabalhar a partir de casa. Para tal é necessário criar processos de implementação de partilha de ficheiros em Cloud (nuvem), ou seja, em vez dos ficheiros ficarem localmente guardados no seu computador, passam a ficar digitalmente (na nuvem) e serem acedidos e partilhados em qualquer momento que necessite. Para aqueles que já são mais “digitalizados” é recomendado criarem uma VPN na sua empresa, optarem por portáteis encriptados criando as condições minimamente seguras e adequadas para os seus colaboradores conseguirem trabalhar a partir de casa. É bom reforçar que também por questões de segurança os colaboradores devem evitar usar os portáteis das empresas paras fins pessoais. São múltiplas as soluções (cada caso é um caso), o mais importante é haver um processo descrito junto da empresa. 3# Ferramentas de Trabalho: Aqui temos literalmente um UNIVERSO! Fica os meus 2 cêntimos de contributo em falar daquilo que já experimentei e outras que sei que são práticas do mercado. A primeira necessidade a resolver em contexto de trabalho é a COMUNICAÇÃO, podem começar por ferramentas mais básicas como :
São eficiente para criar grupos, mas têm o problema da perda de informação e a dificuldade em localizar ficheiros e temas de conversa. É sempre uma boa prática dispor de uma solução que permita fazer video, amplamente facilitador de processos de comunicação comparativamente a um email ou telefonema. Claramente que podemos sempre utilizar ferramentas mais estruturadas como:
Algumas destas ferramentas são totalmente gratuitas e outras têm uma versão gratuita (com limitações) e uma paga. Pessoalmente recomendo o Zoom para reuniões com muitos utilizadores (durante 40 minutos é gratuito), o Whereby para reuniões até 4 utilizadores e o Slack para conversação escrita. Nesta última ferramenta é possível fazer integrações de outras valências, entre elas destaco o Hangouts e Google Calendar que facilita muito conjugar agendas e fazer chamadas. Para organização de tarefas e saber quem está a fazer o quê, destaco o Trello - https://trello.com/ que pode trabalhar de forma gratuita ou paga se quisermos mais funcionalidades. Numa versão mais complexa e definitivamente boa para empresas com uma estrutura maior, temos softwares com integrações completas e que nos permitem outras gama de funcionalidades, como por exemplo o:
Podia ficar uma semana a descrever ferramentas de trabalho e no final de contas o que conta é a necessidade da equipa e quais as soluções que gostamos mais de usar. Por isso fica o convite de assistirem à sessão amanhã sexta-feira dia 20 de Março das 14h30 às 16h, sobre como "Trabalhar a Partir de Casa". Uma partilha de experiências de sucesso de alguns empresários do Ecossistema Tecnológico Algarvio, com o intuito de ajudar a empresários e as suas equipas em vários sectores. Mais informações AQUI Click here to edit.
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
Visite-nos no
Categorias
Todos
Arquivo
Junho 2020
Parceiro
|
“Sou algarvio
|