Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Investidor procura unicórnio para relacionamento sério

29/6/2018

1 Comment

 
Hoje tenho o enorme prazer de contar com o contributo de uma convidada muito especial, que vem demonstrar que essa patranha governamental de que a exploração de hidrocarbonetos é que pode levar o País (e, dentro dele, a região do Algarve) para a frente... não é bem assim!
Rita Gonçalves, uma Odemirense a viver em Faro há 25 anos, é técnica de Informação, Internacionalização e Inovação, e trabalha há 15 anos no empreendedorismo e associativismo Algarvio, desempenhando o cargo de directora executiva da ANJE Algarve.
Tem a palavra.

Gonçalo Duarte Gomes
Imagem
Por Rita Gonçalves

No seguimento de uma conversa entre amigos sobre empresas e investimento privado coloca-se a questão se há investidores no Algarve para as aéreas de startups, techs, empresas de energias renováveis, mar, etc., respondi que sim, claro que há, e há empresas fantásticas no Algarve a querer crescer e a precisar de investimento, e sim há investimento disponível.

Então o que está a falhar?

Enquanto alguns “gastam” a palavra empreendedorismo, há de facto quem não a gaste enquanto palavra, mas sim a renove e reinvente enquanto acção prática e directa no universo do crescimento empresarial algarvio.

Na realização diária que é a aventura de se tornar empresário, existe muitas vezes o apoio de excelentes técnicos e direcções de entidades que primam por criar soluções e apoios a quem a eles recorre, toda uma rede de entidades privadas, públicas, associações e autarquias e universidade. Todos trabalham para este bem comum, que é potenciar o crescimento no Algarve, no entanto há obstáculos comuns a todos, e enquanto a região não se pensar como um todo, em vez de uma linda manta de retalhos, há progressos e desenvolvimentos que não são conseguidos. É crucial não só o pensamento crítico, mas sim acções que se traduzam em realidades concretas para toda a sociedade a Sul.

Uma delas, já há muito tempo identificada, é a criação de um parque tecnológico. Um parque pensado não só para a realidade que temos, mas para a que pretendemos alcançar e pensado para crescer. É neste crescimento que se promove e realiza o investimento.

No decorrer da amálgama de percalços e corridas de obstáculos que caracterizam a vida empresarial, há uma situação tendencialmente comum, que é a necessidade de investimento, quer seja na fase inicial, quer na fase de crescimento da empresa. Esta pode tomar as formas comuns, tal como o recurso à banca e a projectos co-financiados, no entanto cada vez mais surge a necessidade e procura de financiamento privado, que aporta não só o capital necessário ao desenvolvimento inicial do projecto, mas também o conhecimento e contactos de players no seu sector de actividade. Este contributo é muitas vezes fundamental numa startup, que se encontra numa fase de alto risco tecnológico, de produto e de mercado.

Numa época em que no mundo do investimento tudo parece estar centrado em demandas para encontrar Unicórnios, Dragões e “Coelhos”, ou criá-los.

Unicórnio é uma startup com um elevado potencial de crescimento disruptivo e que num espaço curto de tempo, atinge uma avaliação de mil milhões de dólares, dada por empresas de capital de risco ou por investidores. O termo Unicórnio veio de um artigo da capitalista de risco Aileen Lee em Novembro de 2013.

Dragão é um termo que indica uma empresa em fase inicial que recorreu a fundos de investimento e consegue devolver aos investidores o valor igual ou superior ao investimento por estes efectuado. São mais raras que os unicórnios.

RABBIT (coelho) é o acrónimo de Real-Actual-Business-Building-Interesting-Tech, que designa startups tecnológicas que trazem negócios reais, baseados num crescimento sustentado e inteligente. As RABBIT crescem a um ritmo lento, mas constante.

E é nestas últimas que se está a verificar um grande interesse também por parte de investidores mais cautelosos pois o retorno não tende a ser incerto.

Pode o Algarve albergar e gerar estes “seres mitológicos”? Sim, claro que sim. Pode e deve, mas fora destas demandas existem outras empresas que embora não estejam a escalar de forma mitológica, estão a crescer de forma sustentada e que procuram um investimento fora de bolhas especulativas.

Não se deve dizer que está a falhar, captar investidores não é um procedimento compartimentado e estanque, há todo um caminho de passos estruturados que é necessário para alcançar o fim proposto. Não só o empresário deve de ter um plano de negócio bem estruturado, como saber defender uma apresentação/pitch surpreendente, de forma a captar a atenção e interesse do investidor, não descurando que toda esta relação estabelece-se inicialmente não só pelo interesse financeiro de ambas as partes mas também pela empatia, reciprocidade e relação de confiança, quer com o empresário quer com a equipa.

Os técnicos facilitadores que operam nestas áreas directamente, agem quase como “casamenteiros”, trabalhando não só as dificuldades técnicas e legais de desenvolver uma parceria como esta, mas também os entraves de soft skills, que possam surgir neste relacionamento sério.

A maior dificuldade é encontrar o investidor certo para o negócio certo, aquele que a área lhe interesse e que possa aportar para a empresa não só a componente monetária mas também know how, contactos e promoção, entre outros. Por outro lado, há sempre o obstáculo da desconfiança por parte do empresário, que acha que o investidor lhe pretende tomar a empresa que ele construiu. Aqui compete desmistificar esta questão, já que um investidor (por norma) não pretende ser sócio maioritário nem adquirir a empresa. Quer investir, apoiar e, ao ter o seu retorno, sair.

Para os empresários/empreendedores (Algarve, Baixo Alentejo e sul de Espanha) que pretendam investimento, e também para os investidores e Business Angels que procurem novos desafios, têm disponível o ESPOBAN - Rede de Business Angels Espanha – Portugal, que abriu a primeira convocatória para a capacitação de empreendedores e investidores da região do Algarve interessados em participar num programa de formação, consultoria e elaboração de planos de negócio de projectos empreendedores. Esta convocatória encontra-se aberta até dia 15 de Julho e permitirá aos participantes, mais tarde, fazer parte do Fórum de Investimento. É um projecto que visa facilitar o acesso das empresas e dos empreendedores das regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia ao investimento privado. Mais informação aqui: http://espoban.eu.

Para um contacto directo com investidores, existem no Algarve Entidades Veículo de Business Angels, cuja actividade de investimento nas PME, equiparável à dos operadores de capital de risco, tem co-financiamento do FC&QC. Em áreas sectoriais tais como: Biotecnologia, Economia do Mar, Ambiente (Indústria, Serviços e Gestão), Eficiência Energética, Ambiente (Indústria, Serviços e Gestão), Indústria 4.0, entre outros. Contactos através do IAPMEI.

Com ou sem seres mitológicos (por enquanto) o Algarve tem as condições positivas e vontades para melhorar, quer na captação de investidores privados, quer na promoção e desenvolvimento de empresas de especialização tecnológica e outras que tragam valor acrescentado e uma maior diversificação da economia regional.
Imagem
1 Comment
Maria
16/10/2018 13:12:31

* VOCÊ GOSTA DE UM EMPRÉSTIMO PARA INVESTIR *
* Você dorme à noite como você pode obter um empréstimo?
* Você está procurando por um empréstimo pessoal?
* Você está procurando um empréstimo para iniciar seu próprio negócio?
* Você está procurando por empréstimos para grandes projetos?
* Você está procurando por um empréstimo para investimento?
E-MAIL EUA HOJE: bankplcglobalaccess2@gmail.com

Reply



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.