Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Hoje é Dia Internacional dos Museus, vivam os Museus!

18/5/2017

0 Comentários

 
Imagem

Por Dália Paulo

Hoje é Dia Internacional dos Museus, celebração promovida desde 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Este ano o tema para celebração e reflexão é Museums and Contested Histories: Saying the Unspeakable in Museums, que foi traduzido para português como: Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

Há sempre histórias que ficam e ficarão por dizer. Por medo. Por pudor. Por desconhecimento. E isso é mau? Tudo poderá ou deverá ser dito? Se sim porque o museu holandês Rijksmuseum está a refazer legendas e a ocultar palavras como “negro”, “mouro”, “escravo”? Respeito pela diversidade, pela humanidade não espartilhada ou apagamento da memória? Este é um tema controverso e não consensual entre os profissionais de museus. As palavras ditas ou escritas importam, marcam, têm significado e criam significados. E quando temas controversos têm (devem) de ser trabalhados na atualidade, a escravatura, a homofobia, a igualdade de género, os refugiados, o terrorismo, a pobreza, que palavras utilizamos, eufemismos? Não são os museus casas da resiliência, da transformação e tolerância mas também de interrogação e de permanente inquietação. Devem ser!

Contudo, mais do que a reflexão neste dia privilegia-se a parte da comemoração, para criar relevância, porque, como lembra Nina Simon no livro The Art Of Relevance, isso significa criar compromisso e criar valor. Assim, as equipas estão em festa e abrem as portas do museu a diversas atividades, com dia aberto, gratuito, visitas orientadas a coleções e patrimónios, visitas orientadas a bastidores, passeios descoberta, palcos de música, dança ou teatro são a principais ofertas. Estas ações permitem um engajamento, uma maior aproximação e envolvimento, derrubar resistências e diminuir alheamentos, e a criação de afeto entre os museus e as suas comunidades.

Uma feliz coincidência de datas!

No Dia Internacional dos Museus e no ano em que a Rede de Museus do Algarve completa 10 anos (a 16 de outubro) a região quer tornar-se inteligente e organiza, através da AMAL e CCDR Algarve, nestes dois dias (18 e 19 de maio) o Next.Mov – Smart Region Summit. De forma inovadora este desafio de transformação alimenta um sentimento de grande esperança para modificar o pensamento e a ação da região e torná-los partilhados, integrados e participados. Conceitos e práticas que os museus começam a usar na década de 70 do século XX, com a Declaração de Santiago do Chile, e que pelo Algarve começaram a ganhar novas formas em 2006.

Hoje começa a ouvir-se muito a expressão Economia Colaborativa, como aconteceu na sessão de abertura do Next.Mov – Smart Region Summit, a Rede de Museus do Algarve foi pioneira nessa prática que implica uma partilha de recursos, que exige inovação no fazer, inovação na forma de relacionamento entre instituições, na capacitação das equipas técnicas, que necessita de geometrias variáveis de atuação, que exige confiança entre os parceiros, que exige mais horizontalidade, agilidade e competências de gestão. Nesta feliz e disruptiva ideia de região inteligente podem e devem as instituições promotoras contar com a experiência dos museus, dos teatros e dos arquivos, assim como de forma integrada, inovadora e inteligente trabalhar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável também a partir do conhecimento e ferramentas da área Cultural.

Neste dia de celebração quero terminar, dedicado este apontamento a Sul às equipas dos museus que de forma indizível e resiliente vão sabendo dizer “eu não vou por aí”…

Hoje é Dia Internacional dos Museus, vivam os Museus, os seus profissionais e os públicos!


0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen