Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Grão a grão… estratégias para consolidar um tecido cultural e criativo

13/10/2016

2 Comments

 
Imagem

Por Dália Paulo

A Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) indica como área emergente para o Algarve as Indústrias Culturais e Criativas, para tornar a região mais competitiva.
Relembro aqui o conceito de ICC´s:


“Indústrias Criativas são “as actividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento e com potencial de criação de emprego e riqueza, através da geração e exploração da propriedade intelectual.” (in FLEMING (Tom) et al, Estudo Macroeconómico – Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas na Região do Norte, Fundação Serralves, Julho de 2008)
 
Contudo, ao nível das Indústrias Culturais e Criativas a região encontra-se num estado embrionário de desenvolvimento, com a inexistência de polos agregadores, tanto pela ausência de fenómenos de aglomeração de agentes privados como pela ausência de investimento público nesse sentido, fulcral para o seu desenvolvimento; veja-se o exemplo (mesmo com todas as suas fragilidades) do Cluster Criativo do Norte de Portugal.
No entanto, cremos que um trabalho transversal, liderado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, pode inverter esta situação e criar condições para que as empresas que operam no sector criativo se fixem na região, até porque temos condições favoráveis de desenvolvimento quer pela existência de um mercado externo que se encontra na região (turistas), como pela existência de fatores facilitadores para que as empresas que operam nesse sector se possam constituir como fornecedores de empresas estrangeiras, deslocalizando para a região parte das suas produções (residentes estrangeiros, clima atrativo para a classe criativa e centros de conhecimento – a Universidade do Algarve). Acrescido ao facto de que estas ICC’s contribuem (ou devem contribuir) para a melhoria a regeneração urbana e para a melhoria da qualidade de vida das populações, bem como para uma forte coesão territorial e inclusão social.
 
Assim, lanço o desafio para que se possa criar conhecimento à volta das ICC’s no Algarve e que a Universidade do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional possam, em conjunto, promover um estudo que faça o mapeamento das ICC´s sedadas no Algarve, para que a partir daí e das dinâmicas registadas se possa verificar da necessidade de criar um Arts&Business centers ou uma ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) regional.
 
Este desafio pretende ser um contributo para a atração/ fixação de criativos na região e para colocar na agenda política regional este eixo bem identificado no RIS3 e que deve unir CCDRAlgarve, Universidade do Algarve, a AMAL e as associações de empresários da região.

2 Comments
Francisco Serra.
13/10/2016 13:24:52

Felicito a autora e, no que se refere ao papel da CCDR, farei os possíveis para que as propostas aqui enunciadas possam concretizar-se. É certo que o caminho pode ser longo e nem tudo depende das lideranças públicas, mas como refere a autora, "grão a grão" ...

Reply
Dália Paulo
14/10/2016 00:05:41

Caro Franscisco, muito obrigada pela atenção e pelo comentário, conte comigo para o que precisar. Como diz e muito bem o caminho pode ser longo mas como dizia o poeta "faz-se caminho a andar", por isso o que interessa é que se vá construindo esse caminho, "grão a grão"...

Reply



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.