Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Façam o favor de discordar 

22/2/2017

0 Comentários

 
Por Bruno Inácio 

“Peguem, por favor, num papel e escrevam o seguinte. Vá lá, peguem no papel. Já está? Então façam o favor de escrever com letras grandes e gordas: EU VOU DISCORDAR.” 
Imagem
Foi desta forma que, no passado sábado de manhã, em Faro, desafiei cerca de meia centena de jovens a encarar as “aulas” que iam ter nas 24 horas seguintes.

Tratava-se de uma academia de formação política em que um conjunto de jovens (e alguns menos jovens) tiveram a oportunidade de ouvir as intervenções, em género de aula, de pessoas tão diferentes como o ex-candidato a Presidente da República, António Sampaio da Nóvoa, o jornalista e comentador, Miguel Sousa Tavares, o ex-presidente do PSD e comentador, Marques Mendes, o ex-Secretário de Estado do Turismo e Deputado, Adolfo Mesquita Nunes, o ex-Bastonário da Ordem do Médicos, José Manuel Silva, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria, Carlos Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes… e mais meia dúzia de figuras públicas do Algarve e do País.

Arrisco-me a dizer que foi porventura o melhor painel de debate público que a região assistiu nos últimos tempos concentrado em dois dias bastante intensos.  

Convidaram-me para apadrinhar a iniciativa em conjunto com a Deputada Joana Barata Lopes. Não sabendo muito bem como se “apadrinha” uma formação política, achei por bem agitar (na medida das minhas capacidades) as mentes e pedir, como que por decreto, que fosse o que fosse que ouvissem nas “aulas”, encontrassem sempre algo para discordar. Fi-lo com a consciência de quem, como muitos de nós, acaba muitas vezes por ser inundado por um conjunto de opiniões publicadas, opiniões formuladas e notícias retraçadas.

Nunca como antes tivemos acesso a tanta informação e de forma tão fácil. E nunca como antes tivemos tão pouca opinião própria fundamentada e reflectida sobre as mais diversas questões. Somos muito (e faço questão de me incluir) dados a absorver o efeito sem perceber a causa. Somos muito dados a tomar por certo o que ouvimos na televisão, nos jornais, na radio e na internet, sem colocarmos em causa o que nos está a ser dito. E pior que tudo isto é que (tendência recente) somos facilmente capturados para a defesa de posições que tem por base não pós-verdades ou factos alternativo ou até mesmo erros de percepção mútua (que já era mau), mas puras mentiras.

Foi nesse contexto que pedi àqueles jovens que se esforçassem a discordar. Que por muito interessantes que fossem as intervenções (e foram), por muito conteúdo que tivessem (e tiveram), por muito que sentissem que aquela era a sua opinião também, que discordassem.

A formação de opinião própria é hoje um exercício complexo que exige de nossa parte a capacidade de joeirar o trigo do joio sobre o que é e não é verdade. Mas só assim, criando uma malha mais fina e ouvindo o/ou os contraditórios podemos ter mais e melhor opinião.

Foi também por querermos dar o nosso contributo – desta feita a Sul - que nasceu este Lugar ao Sul. Sem preconceitos ideológicos e sem pretensiosismo saloios sobre verdades absolutas, julgo que temos dado a nossa contribuição para o debate na nossa região.

Termino sublinhado o papel que o Carlos Gouveia Martins, presidente da JSD Algarve, tem tido na organização destas iniciativas. A sua capacidade de atracão de um largo leque de convidados, com amplitudes políticas e de opiniões tão grandes, é um contributo importante que ele e a organização que ele lidera, dão a toda a região. 
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen