Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Estudar Onde É Bom Viver

3/8/2017

0 Comments

 
Imagem
Por André Botelheiro.

O final do ano escolar, que coincide com o início do verão, trouxe boas noticias, se por um lado o Algarve antevê um dos melhores anos para as atividades económicas ligadas ao turismo, por outro lado a Universidade do Algarve (UAlg) continua a afirmar-se como uma das instituições de ensino superior mais internacionais. Tal como a região que lhe serve de lugar ao sul de Portugal, neste último ano letivo, um número record de cerca de 1250 estudantes estrangeiros, de mais de 80 nacionalidades, representando 16% da população estudantil, escolheram “Estudar Onde É Bom Viver”.
 
Não sendo necessariamente coincidentes as razões e os factos geradores destas duas boas notícias, não deixa de ser importante verificar que o Algarve, sendo a região portuguesa com maior percentagem de população estrangeira residente (13,2% em 2015 – Fonte: Pordata), acolha uma das mais internacionais universidades portuguesas.
Não é inusitado que, cada vez mais, estudantes internacionais escolham a UAlg para frequentarem um programa de mobilidade ou de intercâmbio, vulgarmente designado por Erasmus. Desde 1993 que a academia mais a sul de Portugal continental recebe (e envia) alunos para realizaram um período de estudo ou de estágio além-fronteiras. Nos últimos 20 anos a Universidade do Algarve estabeleceu mais de duas centenas de acordos bilaterais com universidades em todo o mundo, permitindo que, só na última década, mais de 5 mil alunos tenham passado pelo Algarve em mobilidade ou intercâmbio académico, numa média anual superior às 5 centenas. As ruas da cidade de Faro há muito tempo que se  habituaram a ser percorridas por jovens estrangeiros, durante todo o ano, quando ainda nem se imaginava o recente boom turístico da capital do Algarve.
Como se verifica, a internacionalização da Universidade do Algarve não é um fenómeno recente. Só um trabalho coletivo, duradouro e estável pôde permitir a construção de uma instituição cada vez mais global.
Se os últimos anos têm sido marcados pelo crescimento exponencial da procura turística em todo o país e, em particular no Algarve, paralelamente as instituições de ensino superior portuguesas e, em particular a UAlg, são cada vez mais o destino escolhido por estudantes internacionais para obterem um diploma de licenciatura, mestrado ou doutoramento.
Para o acentuar desta realidade foi determinante a publicação, em 2014, de um diploma que veio regular o Estatuto do Estudante Internacional, criando um concurso especial de acesso ao ensino superior para candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa, ou de um Estado Membro da União Europeia,  ou não residam legalmente em Portugal, e de forma ininterrupta, há mais de dois anos.
No preâmbulo do Decreto-lei n.º 36/2014, de 10 de março, podemos encontrar o espírito do legislador que, pelo seu interesse, não resisto a transcrever: (...) A captação de estudantes estrangeiros permite aumentar a utilização da capacidade instalada nas instituições, potenciar novas receitas próprias, que poderão ser aplicadas no reforço da qualidade e na diversificação do ensino ministrado, e tem um impacto positivo na economia (...).
Importa realçar que este novo estatuto veio, também, dotar as instituições de ensino superior (universidades e politécnicos) da capacidade para estipularem e cobrarem valores de propinas diferentes entre os estudantes nacionais/comunitários e os internacionais. Representando assim, idealmente e na prática, um “balão de oxigénio” para um ensino superior estrangulado financeiramente nos últimos anos, e em especial com passagem da Troika pelas terras lusas.
Logo no ano letivo seguinte à criação deste novo concurso de acesso e ingresso para estudantes internacionais, ou seja em 2015/16, matricularam-se na UAlg meia centena de novos alunos, tendo-se candidatado várias centenas. No ano letivo de 2016/17 o número de inscrições aproximou-se das duas centenas, e as candidaturas passaram para os quatro dígitos. Para o próximo ano lectivo, 2017/18, as matrículas já roçam as duas centenas e meia de novos estudantes internacionais, quase esgotando as vagas disponibilizadas.
Na sua maioria estes novos inquilinos do campus académico do Algarve cruzaram o Atlântico para, neste lugar ao sul, levarem avante o seu sonho e projeto académico, seja numa licenciatura ou num mestrado-integrado. Na verdade, as vagas abertas pela Universidade do Algarve têm sido esmagadoramente ocupadas por candidatos provenientes do Brasil.
Esta crescente procura é reflexo de um trabalho continuado no tempo, na verdade os alunos brasileiros já haviam descoberto a UAlg nos últimos dez anos, assumindo-se como a maior comunidade de estudantes estrangeiros (com a frequência de mais de 500 estudantes brasileiros em 2017). Mas para esta nova janela de oportunidade  foi decisiva a assinatura de um protocolo entre a UAlg e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organismo dependente do Ministério da Educação brasileiro e que, entre outras responsabilidades, operacionaliza o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que equivale aos nossos exames nacionais do ensino secundário e acesso ao ensino superior. Para que se tenha uma ideia da escala deste imenso universo de potenciais candidatos, pense-se que em 2017 mais de 6 milhões de brasileiros inscreveram-se para a realização destes exames!
A academia algarvia ao se adiantar como uma das três primeiras instituições do ensino superior português que passaram a reconhecer as notas do Enem como válidas para o Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional, posicionou-se estrategicamente para receber um inédito fluxo de jovens brasileiros que procuram ampliar as suas qualificações num contexto internacional.
A internacionalização da UAlg é beneficiada com o crescimento da sua maior comunidade de alunos estrangeiros, que com muita rapidez se integram e têm sucesso académico. A Universidade afirma a sua multiculturalidade e os alunos portugueses têm a oportunidade de conviver com colegas de todo o mundo, nomeadamente do país irmão.
São vários os motivos para esta nova vaga das terras de Vera Cruz. No caso da Universidade do Algarve os alunos referem que a sua decisão se deveu à qualidade de ensino e investigação da instituição algarvia, bem como a qualidade de vida na cidade de Faro e na região do Algarve, que apelidam de “Califórnia da Europa”. A segurança e custo de vida também são muito referidos. A facilidade de integração, atendendo à história e língua comum, e o facto de a UAlg ser uma das universidades portuguesas mais internacionais, o que se traduz num ambiente muito cosmopolita, tornam a Universidade do Algarve bastante atrativa para quem procura uma formação universitária de qualidade na Europa, reconhecida internacionalmente, ao mesmo tempo que permite a vivência e a circulação no espaço europeu.
Para que estas boas notícias o continuem a ser por muitos anos, em paralelismo com o que se exige ao turismo, necessitam que saibamos receber estes novos cidadãos de Faro e do Algarve, e quiçá assim estaremos a mitigar o saldo demográfico negativo dos últimos anos, ao mesmo tempo que engrossamos as gerações mais qualificadas, que tanto têm contribuído para este lugar ao sul.

0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.