Por Bruno Inácio Este não é Admirável Mundo Novo. Não é também o mundo dos Campeões da Europa de Futebol, do Ronaldo, do Secretário Geral das Nações Unidas ou do Salvador (falo do da Eurovisão, não d´O Salvador!). Fonte: howmuch.net Este é um mundo onde Portugal começa a ganhar expressão pese embora nos continue a faltar escala. Este é mundo do Turismo e do que ele representa em termos económicos para os países onde ele representa alguma coisa.
Encontrei a imagem numa publicação de facebook do André Oliveira (pessoa que acompanha e estuda com atenção estas temáticas) e é relativo ao relatório “The Travel & Turism Competitiveness” de 2017 do Fórum Económico Mundial que mostra o peso da industria do turismo no PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Diz-nos a legenda, o seguinte:
Da análise dos dados, sublinho as seguintes notas que me parecem importantes:
1. Estados Unidos da América ($488 biliões) 2. China ($224 biliões) 3. Alemanha ($130.8 biliões) 4. Japão ($106.7 biliões) 5. Reino Unido ($103.7 biliões) 6. Franca ($89.2 biliões) 7. México ($79.7 biliões) 8. Itália ($76.3 biliões) 9. Espanha ($68.8 biliões) 10. Brasil ($56.3 biliões) Portugal: ($12.6 biliões) Num momento em que parece que o turismo começa (finalmente!) a consolidar a sua posição de importância no debate público nacional, são particularmente relevantes estes dados. Apesar de serem dados interessantes, devemos sempre colocar a análise em perspectiva. E como também dizia o André Oliveira, “continuamos atrás da Grécia e da Turquia e eles estão na fase descendente”. Nós que pelo Lugar ao Sul somos com alguma regularidade muito ácidos, hoje vão me permitir ser particularmente elogioso. Nesta área e neste contexto, claro está. Sublinho três exemplos distintos e recentes: 1. Ouvi na semana passada, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, dizer, no Autódromo Internacional do Algarve que a região “tem todas as condições para ser líder mundial do turismo sustentável”. Certamente será exagerado, mas a ambição no discurso é claramente positiva. 2. Ontem, terça-feira dia 23, o Governo lançou o Centro de Inovação do Turismo. Uma aposta no binómio tecnologia/turismo, onde a sharing economy tem tido amplo terreno de crescimento. Neste centro, onde se pretende criar forma de potenciar boas práticas, antecipar tendências e criar novas formas de promoção, as start-ups vão poder dar assas a sua imaginação e com isso gerar negócio/s. 3. Em terceiro lugar, um exemplo regional. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou no inicio desta semana um protocolo com o grupo Pestana para instalar em pleno centro histórico da vila pombalina uma Pousada de Portugal. Num investimento de 3 milhões de euros, a autarquia consegue potenciar (ainda mais) a reabilitação urbana na cidade ao mesmo tempo que fomenta a actividade turística. Este não é um admirável mundo novo. Mas este é (também) o Portugal dos Campeões da Europa de Futebol, do Ronaldo, do Secretário Geral das Nações Unidas, do Salvador e do Algarve. E isso vale muito.
0 Comments
Leave a Reply. |
Visite-nos no
Categorias
All
Arquivo
October 2021
Parceiro
|