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Em pleno verão, qual o balanço da resposta em saúde no Algarve?

29/8/2017

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Por Sara Luz

Refletir sobre os recursos de saúde à disposição da população algarvia é sempre motivo de grande apreensão, particularmente em período estival. Com os constrangimentos do verão a somarem-se aos do resto do ano é de esperar que as assimetrias no acesso aos cuidados de saúde e as ineficiências do sistema possam acentuar-se. Assim sendo, impõe-se a seguinte questão: qual o balanço da resposta em saúde no Algarve em pleno verão?


Ao nível da assistência em saúde nas praias pode dizer-se que o balanço foi positivo. A população pôde contar uma vez mais com os 32 Postos de Saúde de Praia em funcionamento ao longo da costa algarvia, ao abrigo do protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa. Os Postos de Saúde permitiram a atuação imediata de Enfermeiros em situações diversas, como são o caso de golpes de calor, queimaduras solares, picadas de peixe-aranha, alforrecas ou insetos, escoriações, traumatismos, monitorização de parâmetros vitais, administração de terapêutica prescrita, ocorrências que necessitem de acompanhamento até encaminhamento para unidades de saúde mais adequadas, entre outros. Estes atendimentos (em média oito mil entre os meses de julho e setembro), têm sido uma mais-valia no alívio dos serviços de urgência, assim como na realização de triagens mais rápidas em casos de gravidade.

A emergência pré-hospitalar também se destacou pela positiva, com o reforço sazonal de sete ambulâncias e dois motociclos a juntar aos 37 meios em permanência existentes. De salientar que, segundo o INEM, esta decisão prendeu-se essencialmente com ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta e não propriamente porque o aumento da população aumente proporcionalmente o número de solicitações.

Ao nível dos cuidados de saúde primários, o balanço foi mais duvidoso. A consulta do turista, por exemplo, foi uma vez mais disponibilizada pelos três Agrupamentos de Centros de Saúde durante estes meses de verão com o intuito de dar resposta às necessidades dos cidadãos que nos visitam em situação de doença aguda não emergente ou doença crónica e, com isso, descongestionar também os serviços de urgência. Contudo, a eterna questão da falta de médicos no Algarve gera algumas dúvidas na forma como tem sido feito o alargamento dos horários de funcionamento dos Centros de Saúde. De qualquer modo, o plano de investimento de 3 milhões de euros nos cuidados de saúde primários para o ano de 2017, dos quais 1,5 milhões já foram investidos, pode deitar por terra a indagação, uma vez que nele consta a contratação de mais profissionais de saúde como forma de aumentar a capacidade de resposta do setor.

Na rede hospitalar, ainda que sem os tempos de espera excessivos a que os serviços de urgência nos vêm acostumando, o balanço está longe de ser favorável e passo a explicar porquê. Em junho de 2017, foi publicado um despacho para reforçar a assistência médica no Algarve, intitulado por modelo excecional de mobilidade de pessoal médico (tema tratado anteriormente aqui). Se em 2016 os resultados desta abordagem já tinham ficado muito aquém das expetativas (sete candidatos), em 2017 os candidatos foram apenas quatro. Talvez não fosse necessário repetir a estratégia, pelo menos em moldes semelhantes, para perceber que não funciona. Ainda assim, a persistência foi mais longe e para fazer face às necessidades emergentes acabou por uma vez mais ter de se recorrer desenfreadamente às empresas de subcontratação (com todas as implicações que lhes estão subjacentes!). É pena que as lições do passado contribuam tão pouco para as decisões do presente!

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