Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

é a Cultura, estúpido!*

9/5/2018

0 Comments

 
Por Bruno Inácio
Imagem
Galeria de Meinke Flesseman.
​Imagem utilizada na ilustração do artigo a que se refere este texto.

Créditos Fotográficos Ann Abel
 “The Capitalist Tool” (em português, qualquer coisa como "A ferramenta capitalista"), é a forma como a famosa revista Forbes se descreve. O seu core business são artigos e análises sobre finanças, indústria, investimento e marketing. É pois um marco do capitalismo global, sendo famosas as suas listagens das pessoas mais ricas, mais influentes, mais tudo e alguma coisa, que realiza.

E o que é que isto interessa para esta nossa região paradisíaca no canto oeste da Europa? Para o meu artigo de hoje, interessa tudo. Especialmente porque uma senhora chamada Ann Abel resolveu escrever um artigo com as sete razões para amar Olhão, Portugal. Esta coisa de terem que enumerar tudo não é nova e até gosto. O que não gosto tanto é que entre a virgula após a palavra Olhão não exista a palavra Algarve que muito bem iria anteceder a palavra Portugal. Mas são isso são details, darling, details, e não prejudica o sentido elogioso que quero dar ao artigo.

As sete razões que a Ann encontrou para amar Olhão foram as seguintes: a Casa Fuzetta, os recentes murais de arte pública, a fabulosa gastronomia do mar, a Re-Creativa, a Casa Modesta, os estúdios de artistas e os restaurantes.

A razão que chamo a atenção para este artigo, que pode ler on-line aqui, é que não é o sol e a praia a principal razão da paixão de Ann. Não são os maravilhosos hotéis que temos. Não são as esplanadas a beira-mar. Das sete razões que a Ann invoca para se ter apaixonado por Olhão, Algarve, Portugal, a cultura associada a nossa identidade é o fio condutor comum entre todas. Isto faz vir a tona, mais uma vez, a importância que o factor “cultura” tem hoje nas escolhas que os turistas fazem. Apostar nas múltiplas vertentes que culturalmente podem ser incentivadas é hoje um imperativo que um destino turístico tem que realizar.

Permitam-me pois que resuma o que procuro elogiar, transcrevendo o primeiro parágrafo do artigo a que me refiro:

“The Algarve region of southern Portugal is beloved for its stunning beaches, buzzing resorts and sleepy fishing villages. So it comes as something of a surprise to discover the vibrant art scene. But international creatives have settled in here in a serious way, giving the whitewashed, sun-drenched city an air of bohemian sophistication that makes it a dreamy destination for those whose idea of a vacation doesn’t begin and end with lying in the sun. Here are seven reasons to visit now.” (Ann Abel, Forbes, 07 Maio 2018)

Ou numa tradução (minha) livre será qualquer coisa como:

A região do Algarve no sul de Portugal é amada pelas suas praias deslumbrantes, resorts movimentados e calmas aldeias de pescadores. Por isso, é uma surpresa descobrir a vibrante cena artística. Mas criativos internacionais instalaram-se aqui de uma maneira séria, dando à cidade banhada pelo sol um ar de sofisticação boémia que faz dela um destino de sonho para aqueles cuja ideia de férias não começa e termina no sol.

Isto foi escrito sobre Olhão, Algarve, Portugal. Mas vale para todos aqueles “Algarves” que têm batalhado por transformar a nossa região, num destino culturalmente apelativo.

A tal de Ann Abel é uma galardoada escritora/jornalista de viagens que escreve para várias publicações, inclusive a dita Forbes. E como a mesma gosta de se auto-intitular é uma “girlie badass”. E que badass artigo tu escreveste, Ann. Thank you!

*O titulo deste artigo é uma adaptação da frase “É a economia, estúpido!” , da autoria de James Carville, assessor da campanha de Bill Clinton para as presidenciais norte americanas em 1992. 
0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.