Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Descentralização e independências: como a democracia é sempre o melhor caminho

15/11/2017

0 Comentários

 
Imagem
Por Bruno Inácio 

Quando o PSD entra em eleições internas um dos temas que por norma ganha peso mediático é a regionalização. A razão, ao meu ver, prende-se com a necessidade de os candidatos irem ao encontro dos anseios das estruturas locais e distritais, seduzindo-os com uma bandeira política que invariavelmente é colocada de parte pelo vencedor após a dita eleição.

A questão tem ganho um peso maior nesta eleição interna porque por um lado, um dos candidatos, Rui Rio, é publicamente reconhecido como um regionalista convicto (note-se que não era e a sua posição evoluiu) e por outro lado, porque outro dos candidatos, Santana Lopes, procurou fazer uma descentralização inédita quando foi Primeiro-Ministro. Ambos têm procurado medir bem as palavras neste campo pois o público-alvo desta votação, os militantes do PSD, têm, à imagem do povo português pensamentos divididos sobre a matéria e porque em Lisboa, uma das grandes distritais do partido o tema não é popular.

A verdade é que ambos, cada um à sua maneira, têm acentuado a necessidade de aprofundar substancialmente os mecanismos democráticos com vista a uma maior convergência de desenvolvimento entre os grandes centros urbanos e o restante país. Na senda desta vontade os recentes processos que aconteceram em alguns locais da Europa devem ser olhados com atenção e deles devemos extrair um conjunto de ideias com vista a poder propor caminhos certeiros e não meras propostas ocas ou cénicas.

Esta reflexão leva-me ao título deste texto procurando remeter para os exemplos recentes da Escócia e da Catalunha (a este propósito, sugiro leitura do texto de Álvaro Almeida no Jornal de Noticias – ler aqui). Se por um lado o processo de consulta popular aos Escoceses foi aceite pelo governo britânico o que levou curiosamente a uma vitória do NÃO a independência, por outro, a rigidez do governo de Espanha levou a uma consulta popular não reconhecida na Catalunha, o que conduziu a uma vitória do SIM. A Grã-Bretanha tem de resto dado lições a restante Europa nesse aspecto. Sendo que lamento imenso o resultado que o referendo a manutenção do reino no espaço comunitário, não posso reconhecer a coragem que os lideres políticos tiveram em não se refugiarem em expedientes constitucionais para não cumprirem o que o povo determinou. Não podemos gostar da democracia só quando ela nos dá o resultado que queremos.

Vivemos tempos onde a democracia passou a ser colocada na agenda do debate mediático como se de uma opção trata-se. Como se outra opção fosse válida. Cortar o acesso ao voto ao cidadão é incentivar os movimentos extremistas de esquerda e de direita que se refugiam nos medos das populações.

Espero, pois, que (a não se concretizar o esquecimento do tema como normalmente acontece) que o PSD possa colocar o tema da descentralização e da coesão territorial na agenda política e que esse caminho seja percorrido sempre tendo como objetivo principal uma consulta popular. E acrescento ainda: caso, por exemplo como defendeu Santana Lopes, o Algarve o Norte pudessem ser casos piloto, que a consulta popular aconteça nesses locais e não seja sujeita a lógicas nacionais de conveniências partidárias que mais não são que lógicas de manutenção centralista do poder. 
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen