Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Cidades e sonhos: uma nova ferramenta participada para orientar políticas nacionais, regionais e municipais

13/7/2017

0 Comments

 
Imagem
Cultural and Creative Cities Monitor

Por Dália Paulo

Em Portugal, num período em que as cidades estão em ebulição com as campanhas eleitorais autárquicas, é frequente que muitas propostas para as cidades assentem apenas num conhecimento empírico, faltando amiúde dados concretos sobre o real impacto das medidas a propor e sobre as oportunidades a desenvolver. Na área cultural essa é uma realidade gritante, no nosso país essa carência aumentou com a incompreensível decisão do anterior Governo de extinção do Observatório das Atividades Culturais em 2013.

É comummente aceite que a cultura e a criatividade desempenham um papel económico e social forte na sociedade, desde o tão falado estudo do professor Augusto Mateus (2009) até aos estudos mais recentes Cultura 2020 (2013). Contudo, a nível local têm faltado dados concretos para influenciar as políticas locais. Em período de refletir sobre as cidades atente-se na chamada de atenção do professor Pier Luigi Sacco (especialista em Economia da Cultura, Universidade de Harvard):

[…] culture and creativity indeed play a role in promoting local prosperity at many levels, and it probably could not be other­wise in knowledge-intensive economies and societies like the ones of today, and not only in Europe. This seems to be particu­larly true […] for cities in transition that are currently re-thinking their local development model.

Numa altura em que as cidades se redesenham e repensam os seus modelos de governação é importante conhecer a nova ferramenta que a Comissão Europeia, através do Joint Research Centre, disponibiliza para monitorizar as cidades - Cultural and Creative Cities Monitor - que tem como objetivo “promover a troca de experiências entre cidades para impulsionar o desenvolvimento liderado pela Cultura” de modo a orientar as políticas locais, regionais e nacionais. Nesta 1.ª edição foram analisas 168 cidades de 30 países, sendo 93 Capitais Europeias da Cultura, 22 Cidades Criativas da UNESCO e 53 cidades que acolhem festivais internacionais de cultura. Portugal participa com 4 cidades – Lisboa, Porto, Guimarães e Coimbra. A performance das cidades é medida através de dados quantitativos e qualitativos e abrange três áreas:
- Vibração Cultural – mede o “pulso” da cidade em termos de infraestruturas culturais e participação cultural;
- Economia Criativa - verifica como o sector cultural e criativo contribuiu para o emprego na cidade e a criação de emprego, assim como capacidade de inovação;
- Ambiente Favorável – identifica os ativos materiais e imateriais que ajudam as cidades a atrair talentos criativos e a estimular o compromisso cultural.


Com o objetivo de apoiar os decisores políticos, esta nova ferramenta identifica as forças e as oportunidades das cidades e proporciona o benchmarking entre cidades, possibilitando que se tornem mais competitivas e complementares, bem como promovendo boas práticas. Pela primeira vez teremos indicadores (a nível de cidade) para medir o valor e o impacto da cultura e da criatividade de uma forma sistemática e comparável na Europa (uma vez que não existiam métricas partilhadas, nomeadamente ao nível de cidade).

Quando se desenham programas eleitorais, também para as cidades de pequena e média dimensão, importa conhecer esta nova ferramenta, proporcionando novas abordagens e novas formas de conhecimento, pensamento e gestão da cidade, tendo como polo dinamizador a Cultura. Dos dados conhecidos da edição de 2017, verifica-se que em 50 países, cidades de média dimensão (que não são as capitais) apresentam uma melhor performance, nomeadamente no grupo “Vibração Cultural”; este dado possibilita a criação de estratégias de longo prazo, visões de futuro para as cidades que as transformem a partir da cultura e da criatividade. Exige-se planeamento, ação, resiliência e tempo(s)!

Esta nova ferramenta deve tornar-se um instrumento de trabalho útil, continuado e questionador para autarcas e gestores culturais de cidade, permitindo que a sua ação possa ser (con)testada, experimentada e avaliada, possibilitando uma gestão mais implicada, eficaz e eficiente, assim como uma gestão integrada num quadro Europeu e de globalização. Nesse sentido o Cultural and Creative Cities Monitor apresenta-se como uma ferramenta “viva” que em 2018 vai lançar uma aplicação móvel para cidadãos nacionais e turistas para que possam dar a sua opinião sobre o potencial criativo e cultural da cidade, de forma a completar os dados qualitativos e, acima de tudo, para dar voz aos cidadãos. A atualização dos dados da primeira edição terá lugar em 2019.

Este medidor pretende inspirar e promover o estudo sobre o papel da cultura e da criatividade nas cidades, assim como dar relevância à questão do emprego, contribuindo para promover o trabalho nas áreas cultural e criativa.

Para quem estuda, gere e gosta de cidades é um instrumento fundamental para acompanhar, usar e contribuir para a sua melhoria!


0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.