Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Big Data! Já ouviu falar?

17/10/2017

1 Comment

 
Luísa Salazar volta hoje a escrever para o Lugar ao sul na qualidade de convidada especial. Esta jovem Farense, formada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve tem opinião própria, forte e fundamentada. É pois “material” de Lugar ao Sul.

Nota Biográfica de Luisa Salazar d’Eça
 
Com mistura de inglês, cabo-verdiano e louletano a nossa farense de gema vai escrever nos dias sim.Nascida em pleno Verão de 1976, o seu apelido diz-nos que estar à esquerda só quando é para conduzir. Aliás carros e condução é uma das coisas que mais gosta de fazer… Ficou-lhe a genética do pai que foi piloto de rallys. Desde pequena habituada ao mundo imobiliário e à arquitectura no Golden Triangle, não lhe ficou, infelizmente, o dom para nada disso e decidiu estudar Economia na Universidade do Algarve. Gosta de estudar e aprender por isso já voltou à Universidade muitas vezes depois de concluir o curso. Actualmente, e nos últimos 14 anos é Directora Financeira e de Recursos Humanos de Vale do Lobo, onde por mero acaso os seus pais, avó e outros familiares também trabalharam na década de 70. Ainda antes de ter nascido! Adora viajar e conhecer pessoas novas, opta por dizer sempre a verdade porque tem memória muito curta para sustentar in-verdades. É no Algarve que gosta de morar, mas encontrava grandes vantagens que Lisboa fosse apenas a uma hora dia viagem… O seu hobbie é experimentar restaurantes e apenas comenta os que gosta no Tripadvisor. Foi educada num Colégio Católico e talvez por isso entenda muito bem o que é a liberdade. Especialmente onde termina a nossa e começa a dos outros…Por isso não se vai esticar nos textos no Lugar ao Sul! 
Imagem
Por Luísa Salazar

Cada vez mais o mundo é global de todas as formas. É praticamente impossível nos dias de hoje circulando pelo nosso Algarve conseguirmos estar isolados e não absorvermos os hábitos globais. Desde o café, ao donut, do hambúrguer, à corona, do milkshake, ao gelado, tudo que vem de fora e que adoptamos como se fosse nosso. Agora através das redes sociais cada vez mais os hábitos globais se tornam locais… As nossas tendências, gostos, hábitos, vontades são todos analisados e replicados vezes sem conta por algoritmos matemáticos esses sim novamente a criar novas tendências, gostos, hábitos, vontades, etc… É como se estivéssemos num looping… Passo a explicar!
Sabem a que se deve um dos principais sucessos da ZARA? Foi na capacidade de conseguir num curto espaço de tempo replicar um sucesso de uma marca de alta-costura, na mesma temporada a um preço acessível. E como é que isso era feito? Existiam os típicos “olheiros” (não são do futebol) mas os da moda. Entravam nas lojas, andavam nas ruas a ver o que as pessoas queriam usar e conseguiam todas as semanas colocar novidades dos escaparates das suas lojas. Pois actualmente, através de N algoritmos e com a utilização da internet os sites de compras on-line, viagens, companhias aéreas, sites de hotéis, etc., conseguem fazer isto tudo, mas adaptado a si. Interessante, não é?

Nunca reparou que quando acede, por exemplo ao facebook, após ter feito uma pesquisa de qualquer assunto na internet, começam a aparecer sugestões sobre o que viu no seu moral?
Nunca reparou que quando faz pesquisas sobre um determinado tema especialmente relacionadas com viagens e turismo que começa a receber no seu e-mail informação sobre esse tema? Interessante ou não, é o que temos! Acabou a globalização física e começou a virtual!
Todos os grandes players da internet a analisarem através de algoritmos elaborados o que procuramos, o que gostamos para onde nos deslocamos, onde estamos, tudo sobre nós… (… Admito que a escrever este texto acabei por me sentir assustada… Mas, adiante!)

Penso que hoje em dia o interessante continua a ser o global (mas, personalizado, como descrevi acima) é saber o que as massas estão a ver, querem comprar, querem visitar… Penso que ainda não chegámos (mas vamos chegar) ao individuo como um só. Por exemplo: querer saber o que a pessoa X, Y, Z está a ver, onde está e o que vao consumir…Assustador ou Limitador? Por agora limitador… O “Big Data” analisar o que vemos e o que queremos consumir cada vez a seleccionar mais de acordo com os nossos gostos, a efectuar uma selecção automática do que vemos, quando é que vamos poder sair “fora da caixa” sair da nossa zona de conforto se no limite tudo for pré-seleccionado para nós?
​

Welcome to Big Data! Tem muitas vantagens, mas será que nós como consumidores queremos que sejam utilizadas? E se não nos deixamos sucumbir a elas? Será que o nosso Mural/feed de notícias passa a vir em branco?
1 Comment
Susana Neto
17/10/2017 23:17:21

Excelente, Luísa! Duma forma muito simples e com uma linguagem ao alcance de todos, desmistifica um tema tão presente nas nossas vidas. Muitos parabéns e que venham muitos mais!
Um abraço

Reply



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.