Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

Odisseia no Algarve!

31/7/2019

0 Comments

 
Por Vanessa Nascimento
Começa já no dia 12 de Agosto a greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas e com ela a fantástica aventura de se viver no Algarve! Qualquer semelhança entre o jogo "Onde está o Wally?" e este cenário que assombra a nossa região é mera coincidência! Até porque estamos a falar aqui num nível de verdadeiros Experts quando se trata de encontrar Postos de Abastecimento.
Imagem
A maior região turística do país que se encontra em plena época alta foi completada com 22 Postos de Abastecimento. Como chegou o Governo a este número? Não sei, então decidi recorrer ao esoterismo (obrigada Google) e procurar a simbologia do número: 
Imagem
​

Numerologia – Significado do número 22
​Querer e poder. Número mestre
​
Palavras chave
Grandeza, sabedoria, intensidade, idealismo, passionalidade.


Descrição
O 22 é o trabalho, a construção, o otimismo, o poder.

Caracteriza o construtor, pois usa seu raciocínio brilhante para transformar em realidade as necessidades, impulsos e ambições dos outros. Você nasceu sob o mais poderoso e potencialmente o mais bem sucedido de todos os números pessoais. Este é o mestre de obras.

Embora o número vinte e dois seja visionário e idealista, ele consegue manter seus pés no chão. O número 22 representa o mundo material e concreto. Está relacionado a tudo o que envolve a construção neste mundo, neste planeta. Simboliza o trabalho, a construção, o otimismo e o poder.

Representa a transformação das necessidades humanas em realidade, o espírito empreendedor no coração do Homem, a perspicácia, a lealdade, o raciocínio lógico.
Cit in: http://linhadasaguas.com.br/numerologia-significado-do-numero-22/
Face a esta descrição tudo leva a crer que "alguém" no Governo é um especialista em Numerologia, porque com o último orçamento do Estado, o estado do nossos Hospitais e a N125 (e a lista continua)... parece que para se viver e ser empreendedor no Algarve é necessário ser um verdadeiro Chuck Norris! 
Imagem
Existe a Odisseia de Homero, a Odisseia no Espaço e para breve estou certa que alguém escreverá/fará a Odisseia do Algarve!... Um relato de uma região fustigada por decisões centrais. O que vale é o "Óscar" de melhor Destino de Praia da Europa, isso resolve tudo!

Imagem
0 Comments

Novidades algarvias

26/7/2019

0 Comments

 
Por Sara Fernandes.
Uma vez que no Verão, a região do Algarve tem uma capacidade extraordinária de multiplicar oportunidades de festa e de passeio não só para os residentes, mas também para os seus visitantes, considero interessante tirar partido destes momentos para dar a conhecer algumas das tendências que aqui encontramos. E, parece que há muitas novidades no Sul de Portugal!

Sabiam que há um jovem algarvio que está a comercializar uma bebida vegetal de alfarroba que se chama Grand Carob? Uma bebida sem glúten, sem proteína do leite, sem açúcares adicionados ou ingredientes artificiais? ou então que a famosa bola de Berlim, pode continuar a ser igualmente apetecível e pecaminosa com massa de alfarroba e um delicioso recheio de figo?

Ontem, na 28ª Feira da Serra em São Brás de Alportel, conheci estas e tantas outras novidades, como por exemplo o potencial do figo e da figueira da Índia. Constatei que há unidades hoteleiras no Algarve que já servem iguarias com palma jovem, conhecida por “Nopal” que pode ser consumida fresca ou cozida. E ao que parece o céu é o limite, porque as aplicações do fruto e da sua figueira vão muito além da alimentação humana e animal, como a cosmética, a farmacêutica, os biocombustíveis, ou até a construção civil ou a criação de mobiliário como mesas e cadeiras.
Imagem
Fibra da palma da Figueira da Índia depois de desidratada é aplicada em peças de mobiliário ou de decoração e até em acessórios de moda.

​Na verdade, esta é uma pequena amostra dos novos negócios que vão surgindo na região. Uma grande parte destes projectos procuram promover ingredientes icónicos do território e mostrar que é possível inovar na experiência de consumo.

Contudo, enfrentam vários desafios para manter uma produção exclusiva do Algarve devido à baixa produção dos principais produtos do pomar de sequeiro. A título de exemplo, a amêndoa algarvia continua a enfrentar uma luta desigual com a amêndoa da Califórnia, e que também não consegue alcançar um estatuto privilegiado como algumas variedades ibéricas. E por isso, todas as oportunidades de promoção e de prova desta nova geração de produtos agro-alimentares, é mais um passo para proteger os consumidores, do que Miguel Esteves Cardoso refere como um destino provável: 
“a certa altura, habituamo-nos às amêndoas da Califórnia e lá se vão milénios de gostos e de tradições...”.
0 Comments

A exclusividade da “Inclusividade” ou a 38º Concentração de Motas de Faro

23/7/2019

0 Comments

 
Imagem
Por Luisa Salazar (2 minutos de leitura)

Terminou no passado Domingo a 38º Concentração de Motas de Faro. Até ao Vale das Almas chegaram e permaneceram durante 3 dias pessoas de todo o Mundo!

Este evento que acompanho praticamente desde que nasci, como espectadora, reúne para mim uma série de atributos que fazem do mesmo uma verdadeira experiência de inclusão e de diversidade. Ao ver praticamente 1 hora de desfile e ao observar todas aquelas pessoas diferentes penso que é um excelente exemplo.

O espírito Motard, ou o que quer que seja, faz com que pessoas de raças diferentes, religiões diferentes, formações diferentes, estudos diferentes, gostos diferentes, níveis sociais e intelectuais diferentes, solteiros, casados, divorciados, amantes, solitários, crianças, homens, mulheres, uma primeira geração de motards até uma terceira ou quarta geração, pessoas de cores diferentes (cabelos incluídos), heterossexuais, bissexuais, gays, lésbias, transsexuais, bi-gender e mais os 25 tipos de géneros que existem hoje em dia, e até almas do outro mundo (imaginem só!) que anualmente se dirigem todas a FARO, para durante 3 dias partilhem a sua vida, desfrutarem, aproveitarem a paixão que têm por veículos de 2 rodas, de 3 ou até de 4 rodas. (Até as motas de 2 rodas são inclusivas e aceitam mais rodas diferentes. – LOL)

Acompanho com gosto esta manifestação de “inclusividade” que dá que pensar a muitos dos nossos governantes da maneira simples, organizada e profissional que se consegue incluir tantas pessoas diferentes.

É por isto que na minha opinião este é um acontecimento que se torna complementarmente exclusivo devido à sua “inclusividade”!

Admito que por ser na minha cidade me dá muito orgulho e quando lá bem alto no céu passa o avião que ano após ano agradece aos Farenses a forma hospitaleira como respeita e acolhe este evento não posso deixar de sentir uma lágrima do olho, porque sem dúvida são de exemplos destes que a nossa cidade precisa!
 
#Juntos Continuamos – MOTOCLUBE de Faro.

0 Comments

Com o Algarve, nem o FaceApp faz farinha!

19/7/2019

2 Comments

 
Por Gonçalo Duarte Gomes

Em tempos cruzei-me com a manifestação de uma preocupação relativamente à desproporção que se verificava entre o investimento no desenvolvimento de soluções clínicas para a sexualidade (medicamentos para a disfunção eréctil, promotores da libido feminina, silicone para alteração do corpo, etc.) e o investimento na pesquisa para o tratamento da Doença de Alzheimer.

Como consequência, antevia-se um futuro em que mulheres de seios enormes e homens com potentes erecções não fariam ideia do que fazer com uns e com as outras.

Não consegui recuperar essa referência, para melhor a identificar, nem sei se é verdadeira ou uma peça de humor.

Mas o que é facto é que vivemos tempos de obsessão com a estética e a aparência, negando e até manipulando os efeitos da natural passagem do tempo. Curiosa e paradoxalmente, o mais recente devaneio colectivo pôs o povo todo a brincar com uma aplicação (que mais poderia ser?) que mostra como ficamos quando formos velhinhos.

Ficando eu próprio com a pulga atrás da orelha, fui passar o Algarve no dito filtro temporal, e o resultado não podia ser mais surpreendente!

Imagem

Read More
2 Comments

A irresistível EN2

12/7/2019

0 Comments

 
por Sara Fernandes
Imagem


A EN2 – Estrada Nacional 2 outrora estrada de 1ª classe ou real, viu a sua designação final fixada com o surgimento da República em Portugal. Foi formalmente instituída em 1945 com o primeiro Plano Rodoviário, que pretendia que a EN2 fosse o elo de ligação de Norte a Sul de Portugal, privilegiando o interior do país.

São 739,260 quilómetros para percorrer a pé, de bicicleta, motociclo ou de automóvel, com possibilidade de organizar uma jornada de apenas três dias de circulação ou de sete dias que permitirá tirar partido da beleza e tranquilidade da Natureza ao visitar locais próximos da via como o sítio de paisagem protegida local da Fonte da Benémola (Querença) e da Rocha da Pena (Salir).
​
E é precisamente no Algarve que tudo termina. A etapa 19, e penúltima do trajecto, tem início em Almodôvar (Alentejo) e prolonga-se até São Brás de Alportel, troço destacado no livro do Instituto de Estradas de Portugal (2003) intitulado de EN2 – Almodôvar – São Brás de Alportel. Da planície alentejana ao barrocal algarvio. A actual etapa corresponde ao traçado anterior à reconquista da região que ligava Beja a Faro, e que permite-nos atravessar locais como a Ponte sobre a Ribeira do Vascão que é a porta de entrada para o Algarve e para a pitoresca aldeia de Ameixial (palco do WFA – Walking Festival Ameixial) que tem uma forte ligação à misteriosa Escrita do Sudoeste - a mais antiga escrita da Península Ibérica. Já no 707º quilómetro chegamos a Barranco do Velho, local de deliciosos manjares serranos no Tia Bia, e de cruzamento com a Via Algarviana,  rota pedestre que se estende de Alcoutim até ao Cabo de São Vicente. Depois é um “pulinho” de 32 quilómetros até Faro, onde se recomenda um desvio para conhecer os cerca de 18 mil hectares do Parque Natural da Ria Formosa.

A verdade é que nos últimos 15 anos, várias pessoas e entidades têm-se dedicado à promoção da EN2 através de jornadas organizadas, vídeos, reportagens televisivas, artigos e livros, entre os quais destaco: Portugal de Norte a Sul pela mítica Estrada Nacional 2 da Foge Comigo! O livro apresenta uma organização detalhada dos assuntos, com um grafismo muito atractivo que desperta a curiosidade para saltar de imediato das páginas para os locais ali retratados. Por tudo isto, não é de admirar que este jovem guia vá já na sua terceira edição.

Desta forma, a EN2 assume-se actualmente como um produto turístico gerido pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (constituída em 2016) com um investimento total de 400 mil euros direccionados para a promoção nacional e internacional da via, que tem gerado várias notícias e diferentes títulos, tais como: "Estrada Património", "A mais longa estrada de Portugal e da Europa", "A terceira estrada mais extensa do mundo" ou até “Route 66 Portuguesa”!

Da minha parte, recomendo vivamente a quem vai descer até ao nosso “lugar ao Sul”, experienciar a aventura na “estrada-mãe”, hoje considerada “um dos destinos a explorar em 2019”. Venham munidos de boa disposição e do respectivo passaporte para carimbar de forma descontraída enquanto visitam algumas das mais típicas aldeias do interior!

0 Comments

Afinal o que é queremos para o nosso Algarve?

9/7/2019

1 Comment

 
Por Luís Coelho

No dia 25 de Junho desafiei os leitores do Lugar ao Sul a responder a um inquérito que visava perceber melhor o que é que os Algarvios (de nascimento ou de adopção) querem para a sua Região. Na altura referi que divulgaria os resultados caso fosse possível obter mais de 50 respostas. O prometido é devido e vai daí o presente apontamento.

Read More
1 Comment

Boião de cultura algarvia

5/7/2019

2 Comments

 
Por Gonçalo Duarte Gomes

O Verão é uma altura em que muita gente aproveita para pôr a leitura em dia.

Agora que a desejada estação aparenta ter chegado a terras meridionais, fica uma sugestão: Algarve Manifesto, de Jacinto Palma Dias.
Imagem
Sem adiantar grandes spoilers, direi apenas que é uma viagem pela História do Algarve - disciplina/exercício que propõe em jeito de assumida heresia - que nos leva por caminhos pouco comuns, porque intrincados e muitas vezes com ligações a longe, muito longe, e de há muito, muito tempo, numa prova cabal de que a condição cosmopolita da região não surgiu por aqui apenas com o advento das agências de viagens e com a predatória condição de activo turístico.

A proposta de Jacinto Palma Dias é precisamente a de revelar a multidimensionalidade do Algarve, para lá da planura genérica e acéfala do folheto turístico e da magnanimidade dos descontos de 50% para residentes quando já não atrapalham as enchentes de "estrangeiros" (de aquém e além fronteiras). Um Algarve com complexas matizes culturais, económicas e sociais. Um Algarve que faz pensar, e que tem a capacidade - e a obrigação, já agora - de se pensar

Uma outra publicação que recomendo (com a reserva de ser um tanto ou quanto difícil de encontrar) é "O Algarve revisitado" também da autoria de Jacinto Palma Dias e de João Brissos, editado há pouco mais de 25 anos.
Imagem
Aqui, novamente, o Algarve é preenchido com efectiva substância, para lá da mera aparência, encontrando-se reflexões sobre o passado (revisitado) mas também sobre o então presente, que, constatamos agora, não se alterou grandemente com o futuro entretanto chegado.

Do conteúdo riquíssimo desse livro, destaco, quase em jeito de curiosidade mas não só, um mapa que identifica diversas particularidades e, diria quase, "identidades sub-regionais", que no seu conjunto conformam o Algarve.

Um Algarve que importa sempre revisitar, para que, interpretando-o, o consigamos em permanência actualizar sem no entanto desvirtuar.
Imagem
Encarado, enfim, o Algarve.

As outras culturas do Sul do País não podiam nem podem mais suportar os encaixes que lhe pré-fabricaram de modo a que elas nunca sentissem o pertencerem a elas próprias. O chamado gótico-alentejano, que estranhos interesses pretenderam recuperar em seus proveitos, ou o estilo mourisco, que não se encaixando nos parâmetros dos ditos, define por si uma amálgama de diversas manifestações que poderão não ter nada a ver com a presença moura na Península Ibérica,
​
São de aqui e agora proclamadas como falsos. Aquilo que no entanto se retém, após a viagem agora interrompida neste terminus livresco é a visão de uma cultura ritmada por alternâncias civilizacionais, ora verticalizando as imagens ora horizontalizando as mesmas, ora arredondando os espaços, preenchendo-os socialmente, ora esvaziando-os e precarizando os laços humanos, mas ritmos que de um modo ou de outro obedecem ao princípio de que algures um raio luminoso, fulminante, constitui subitamente um atributo do olhar, guindando-o para a esfera superior como orgão do poder, para mais além e muito para além do verbo, o que para quem tem estas gentes do sul por gentes de permanentes algarviadas constitui - sem dúvida - surpresa grande, porque evidência que apenas pelo silêncio se assoma.


                     - "O Algarve revisitado" - J. Palma Dias; J. Brissos (1994)
2 Comments

Verão, Algarve e Tecnologia

5/7/2019

0 Comments

 
Por Vanessa Nascimento
Imagem
Photo Credits ideventsaustralia.com
O Mundo decide rumar de férias para o Algarve durante Julho, Agosto e também Setembro, mas nós por cá Algarvios (e Algarvios adoptados) não estamos de férias... aliás muito pelo contrário! Diz-se por ai que além do Turismo todos os outros sectores páram ou andam a meio gás durante a época, mas certamente não o sector da Tecnologia & Inovação.

O Verão de 2019 está com um calendário de "Eventos Tech" digno de fazer frente às dezenas de Festivais de Verão, mas sem a parte dos concertos claro! Fica a informação para quem quiser aliar o melhor do Verão (o convívio) e o top da Tecnologia da região: 
Imagem


​

​
​​Do Sotavento ao Barlavento, as actividades e networking empresariais prometem juntar o bom tempo e promoção do conhecimento e parcerias.


A começar pela Associação Algarve Evolution, inserida no Ecossistema do Algarve TechHub conjuntamente com a Associação Algarve STP, que sugere o cartaz à vossa direita. Sem dúvida um equilibrado Cocktail de momentos formais e informais.


Imagem

​
A StartUp Portimão promove também no dia 23 de Julho ás 18h00 o Workshop "Como usar as versões gratuitas do CRM e Marketing Hub da Hubspot para melhorar o seu Marketing", a entrada é livre mas sujeito a inscrição "Aqui" e ganhará vida com o "know how"  da empresária  Raquel Melo.

Imagem
​
​No dia 26 de Julho o grupo do 
Coding Portugal, termina a sua 2ª tour nacional em Faro com mais uma sessão de talks técnicas sob a organização da empresa Turbine Kreuzberg.

​

Não sei de fonte segura se haverá Bolas de Berlim à disposição!? É senso comum que a mítica Bola de Berlim não tem o mesmo sabor se não for consumida na praia, assim como, que areia e computadores é algo se só combina em fotos como a do cabeçalho deste artigo. Por outras palavras... com uma lista extensa destas certamente teremos tempo de ir à praia e frequentar alguns destes eventos. 

​ 
Imagem
0 Comments
    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.