Reza a história que Brites de Almeida, a famosa Padeira de Aljubarrota, era na verdade uma Algarvia Farense marafada (video bom para os "intelectuais" que se andam a passear), que em tempos de guerra teve a coragem de fazer aquilo que era necessário sem medo, nem hesitação. Permitam-me o desabafo... há 21 dias que estou em isolamento social voluntário e rigoroso por ter plena consciência das ramificações de sairmos, só por sair! Como eu, e até mesmo antes de ser decretado o Estado de Emergência, encontram-se muitos mais a seguir o exemplo por compartilharmos uma consciência colectiva que a privação da nossa liberdade individual pode salvar muitas vidas e não conduzir à ruptura total do Sistema Nacional de Saúde. Porém num cenário dantesco que ultrapassou a minha imaginação, tivemos no fim de semana passado um vislumbro da saga "OS CROMOS", que acham que virem de férias para o Algarve é algo normal em tempos em que a quarentena é um dever, já para não dizer uma obrigação. Recordo-me que no dia 18 de Março achei as medidas tomadas brandas, mesmo por ter noção que há sempre "OS CROMOS" que vão só ali fazer "NÃO SEI O QUÊ"!? Quem é este "Ser"? O "CROMO" é um espécime bastante comum que infelizmente não está em extinção e acha sempre que as regras e aquilo que é dito não é bem assim, pelo menos no que concerne à sua pessoa! Ele tem direito a um enquadramento dimensional único, a que nós seres de outra espécie chamamos de IDIOTICE ou ESTUPIDEZ do estúpido, que vem do Latim stupidus, “incapacitado, sem acção”, de stupere, “ficar pasmado, atónito, espantado, inerte perante algo extraordinário”. Se calhar é um pouco mais do que isto, dado que o espécime stupidus, decide diariamente garantir a execução de um conjunto de acções Pró-Covid-19, como uma espécie de "politica de natalidade" em que o bónus é ver quem consegue contaminar mais pessoas.
Sou contra a violência, acho que deve ser o último recurso nas opções que temos. Mas dou por mim em loop a perguntar-me "o que é que fazemos nós a estes CROMOS que continuam a meter em risco, em primeira linha os agentes de autoridade, bombeiros, profissionais de saúde e depois a nós tod@s? NÃO SEI! Mas tenho momentos que até a mim me apetece pegar num "panito" e distribuir umas cacetadas. Vivemos de Turismo e são tod@s bem-vindos, mas apenas quando o Algarve tiver segurança para o fazer! Não tenho as respostas mas talvez um apelo ao bom senso de quem está na área de alojamento local, hospedagem, hotelaria e similares... por favor não fomentem estas situações. E para quem está a dirigir a Nação, que tal como a nossa Padeira que não tenham medo de fazer o que é necessário "exceptional times requires exceptional measures", estamos a viver um momento único na nossa História, em que mais que nunca não podemos ser meros expectadores e ficar a olhar para um cenário de Portagens do Algarve cheias de carros. Voltem e visitem o Algarve, mas quando for seguro! Não sei se vai ficar tudo bem, mas uma coisa sei #FiquemEmCasa (quem pode).
2 Comments
Miguel
31/3/2020 15:29:34
Já que não temos ou poderemos ter uma padeira, que nos valha o bom senso e os apelos contínuos.
Reply
Jorge Maia
1/4/2020 08:58:59
Stupidus Maximus há aos milhões no mundo, e temos a prova disso diariamente quando vemos determinados políticos a pregar que "não há onda nenhuma", ou que "as ondas estão pequeninas", mas na viragem do set são apanhadas na rebentação e quando dão por eles já comeram um porradão de areia.
Reply
Leave a Reply. |
Visite-nos no
Categorias
All
Arquivo
October 2021
Parceiro
|