Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

2030 – CARROS ELÉTRICOS Powerd by LÍTIO PORTUGUÊS!

6/11/2017

1 Comentário

 

Por João Fernandes

São cada vez mais os países, as cidades e até os fabricantes automóveis que declaram o fim “a curto prazo” dos veículos com motores de combustão interna.
Devido ao crescente rigor da regulamentação aplicável às emissões de gases nocivos, à redução dos custos da tecnologia e ao maior interesse dos consumidores, pesquisas recentes apontam para que, até 2030, os veículos elétricos possam representar dois terços dos carros nas ruas de cidades como Londres ou Singapura.
 
PAÍSES
Até ao momento, a decisão de interdição de venda de novos veículos alimentados a combustíveis fosseis é projetada para o futuro e a diferentes velocidades.
Na liderança deste desafio, a Noruega pretende que já em 2025 todos os veículos a motor que circulem no seu território sejam elétricos. De salientar que os noruegueses são os europeus em melhor posição para atingir esta meta. Atualmente, 37% dos carros novos vendidos neste país são elétricos.
A Holanda apresenta-se igualmente na linha da frente deste pelotão, que se vai avolumando a cada dia. O objetivo é que a partir de 2025 apenas sejam vendidos carros elétricos.
Recentemente, na terra de reconhecidos colossos mundiais no fabrico automóvel (Volkswagen, Daimler, BMW, Opel…), o parlamento alemão aprovou uma lei que impede a comercialização de automóveis novos com motores de combustão, após 2030.
No passado mês de Outubro, a Ministra do Ambiente sueca, Isabella Lövin, defendeu que a União Europeia deveria adotar uma atuação idêntica à aprovada pelo Bundestag.
Mais comedidos, a França e o Reino Unido apontam baterias para 2040.
Mas a Europa não está sozinha nesta corrida! A China, maior fabricante e vendedora mundial de carros elétricos, poderá estar na iminência de anunciar medidas semelhantes. A Índia ambiciona ser o primeiro grande mercado mundial a disponibilizar apenas automóveis elétricos, em 2035.
Em Portugal, a posição sobre circulação de veículos ligeiros movidos a gasóleo será anunciada após a conclusão do roteiro para a neutralidade carbónica 2050. Não obstante, no âmbito do incentivo à mobilidade elétrica há o compromisso assumido pelo Governo, através do projeto ECO.mob, para a inclusão de 1.200 veículos elétricos no parque do Estado até 2019, bem como o reforço das infraestruturas de abastecimento, com a instalação de 250 novos pontos de carregamento.
Ao nível do Orçamento de Estado 2018, perspetiva-se que os benefícios fiscais para a compra de carros elétricos e híbridos se venha a reforçar para particulares e empresas. E que se verifique um alinhamento do sistema fiscal com o objetivo de descarbonização, eliminando os incentivos aos combustíveis fósseis que ainda persistem.
 
CIDADES
11 Cidades europeias, incluindo Madrid, Paris e Atenas, assumiram o compromisso de proibir a entrada de viaturas movidas a combustíveis fósseis a partir de 2025. E, ainda antes, só será permitido o acesso a modelos mais recentes, ou seja, posteriores a 2014.
Em Lisboa, o novo Plano de Melhoria da Qualidade do Ar para a Região de Lisboa e Vale do Tejo propõe que haja uma extensão das zonas onde é proibida a circulação a carros antigos.
 
FABRICANTES
De Detroit a Yokohama e de Seul a Stuttgart, os grandes fabricantes automóveis já assumiram a mudança! Sem exceção, instituíram cronogramas para a introdução do carro elétrico nos seus portfólios, percebendo o risco de serem excluídas dos maiores mercados mundiais de automóveis.
A Volkswagen está não só a disputar o mercado dos carros elétricos, como a lançar comerciais movidos a bateria destinados a áreas urbanas. O camião da VW, e-Delivery, estará nas nossas estradas em 2020 e as marcas MAN e Scania distribuirão no próximo ano autocarros totalmente elétricos.
A General Motors e a Ford anunciaram planos para 33 novos modelos elétricos.
Os principais fabricantes de automóveis do Japão, a Toyota (marca mais premiada em carros a hidrogénio), a Honda e a Nissan (líder global em vendas de veículos elétricos) estão apostados em reforçar a sua competitividade neste aposta já consolidada.
A sueca Volvo veio publicamente anunciar que a partir de 2019, as suas linhas de montagens produzirão apenas carros elétricos ou híbridos.
O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPMK), Ni Amorim, atesta que “Há construtores que estão a abandonar competições de motores convencionais para se dedicarem única e exclusivamente aos motores elétricos (…) A FIA, entidade que regula o desporto automóvel mundial, está muito atenta a essa transição e evidentemente está articulada com os construtores”.
Na Alemanha, depois de uma reunião de emergência, também conhecida por “Cimeira do Diesel”, o governo e as maiores construtoras acordaram a alteração do software de 5,3 milhões de carros diesel para reduzir as emissões entre 25% e 30%.
Por cá, a pedido de um fabricante automóvel alemão, a Efacec acaba de lançar uma solução pioneira no mercado, uma estação móvel que permite aumentar a autonomia dos carros elétricos até mil quilómetros.
Até a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) quintuplicou a sua projeção de vendas de veículos elétricos, estimando um significativo impacto na procura mundial de petróleo!
 
O LÍTIO PORTUGUÊS
Devido à sua alta densidade energética, as baterias recarregáveis de iões de lítio são hoje as mais frequentes nos veículos elétricos e estão na origem do crescimento exponencial da corrida à exploração deste metal.
De acordo com o Deutsche Bank, em 2015, os principais mercados do Lítio foram: os veículos elétricos (25%), os telemóveis e smartphones (19%) e os computadores portáteis (16%). A U.S. Geological Survey afirma que a produção mundial de lítio aumentou cerca de 12% no ano passado, com as baterias a representar cerca de 39% do consumo.
Segundo o que tem sido divulgado na comunicação social portuguesa, no subsolo nacional existem algumas das maiores reservas mundiais deste precioso metal, que muitos apontam como natural substituto do petróleo.
No próximo ano, está prevista a exploração da primeira mina de Lítio em Portugal, no concelho de Montalegre. Segundo o relatório do grupo de trabalho "lítio", encomendado pelo Governo e concluído no primeiro trimestre deste ano, Portugal tem nove regiões com condições para obter concentrados de minerais de lítio de alto teor, como os que são usados na construção de baterias para os automóveis elétricos, localizadas no Centro e Norte do país.
Desta feita, parece que Portugal não está só interessado em “entregar o ouro ao bandido”, prevendo-se uma estratégia nacional para toda a fileira industrial deste precioso metal, com a implementação de unidades minero-metalúrgicas, em consórcio com empresas exploradoras, a fim de aferir da viabilidade económica da cadeia de valor.


1 Comentário
Manuel Fernandes
7/11/2017 15:53:20

Quer dizer que não só ha" petróleo no Beato"...como ainda lítio em Portugal!!!!!!

Responder



Enviar uma resposta.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    Todos
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016

    Feed RSS

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen

“Sou algarvio
​e a minha rua tem o mar ao fundo”
 

​(António Pereira, Poeta Algarvio)

​Powered by Epopeia Brands™ |​ Make It Happen