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O “arraste” do Destino Algarve

24/10/2016

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Por Pedro Pimpão

O Algarve tem um nome, uma “patente” bem definida, um destino bem identificado. Somos eficazes a trabalhar o destino para a exportação de serviços, nomeadamente, no Turismo. E porque não fazemos de igual modo para a exportação de bens? Segundo o estudo da análise SWOT (identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de um plano) do destino Algarve, inserido no Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve, é demonstrado, entre vários pontos fortes, a qualidade da gastronomia e dos vinhos, a tipicidade, a diversidade paisagística e a dieta mediterrânea. Por outro lado, apresenta como ponto fraco, o deficit de articulação e cooperação entre diversas áreas. Explicita ainda a oportunidade de possibilidade de articulação com outros setores de atividade. Pois bem, dada a vulnerabilidade do setor turístico a fatores externos, porque não existe uma promoção do destino Algarve, conectando a oferta de serviços como o turismo, como a oferta de bens, por exemplo do setor primário, como a laranja, a amêndoa ou a alfarroba? A “Laranja do Algarve” já possui o selo de Identificação Geográfica Protegida, faltando uma rede eficaz de distribuição para exportação. Já a alfarroba é atualmente alvo de estudos para produção de biocombustível por parte de investigadores da Universidade do Algarve. No que toca à amêndoa algarvia é das melhores matérias-primas para doces e chocolates, além do seu valor primário. Quer a alfarroba e a amêndoa ajudam na sustentabilidade ambiental pela pouca necessidade de água que necessitam e sem necessidade de tratamento, além de se adaptarem a qualquer parte do território da região. Podemos e devemos conseguir articular estes bens, como a laranja, a alfarroba, a amêndoa ou até o medronho à promoção do destino Algarve. Fica a proposta para análise pelas respetivas Instituições. Tal como a lenda das amendoeiras em flor, o objetivo sempre destas reflexões a Sul é recuperar a vontade e a alegria de viver da “princesa encantada”, o que no nosso caso é o Algarve.
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