Lugar ao Sul
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos
  • Sobre nós
  • Autores
  • Convidados
  • Personalidade do Ano a Sul
    • Personalidade de 2017
  • Contactos

Bem-vindo

COM O MAL DOS OUTROS…NÃO POSSO EU BEM!

30/1/2017

0 Comments

 
Imagem

Por João Fernandes
Neste primeiro texto em que me associo aos 5 pioneiros deste espaço de partilha, a quem aproveito para agradecer o convite e para felicitar pela iniciativa da plataforma, gostaria de abordar o tema da Segurança no Algarve, enquanto ativo de um destino turístico.
As questões da segurança efetivamente estão na ordem do dia.
Fala-se muito do eventual benefício do Turismo em Portugal face ao contexto internacional de insegurança crescente. Confesso que me custa falar de benefícios face a realidades tão graves para a condição humana e também não me parece que a lógica simplista de que prosperamos com os males alheios seja uma verdade isolada.
A este respeito, eu diria duas coisas:

A médio e longo prazo, não creio que haja benefício para ninguém! O turismo é também conhecido como a Indústria da Paz, o setor que prospera quando o ambiente é propício ao encontro entre os povos.
Por oposição a esta condição, quando há guerra, atentados, epidemias ou conflitos sociais graves, gera-se um sentimento de insegurança que pode prevalecer e que é propício ao exercício populista do aproveitamento dos medos. Assim tem acontecido com o reforço das medidas de segurança e dos procedimentos de controlo de fronteiras, até chegarmos aos NOVOS MUROS DA VERGONHA - um triste retrocesso civilizacional.
Mas os “muros” não impedem apenas o acesso a um reduto, podem também vir a contribuir para inibir a vontade daqueles que intramuros queiram atravessar fronteiras.

A curto prazo, a procura aumenta em destinos turísticos que reúnem condições de atratividade e de hospitalidade! Com efeito, sendo objetivamente uma realidade que se verificam desvios de fluxos turísticos para Portugal e muito em concreto para o Algarve, parece-me redutor afirmar que estamos apenas a beneficiar desta conjuntura. Estamos sim a ser reconhecidos pelo país, pela sociedade e pelo destino turístico que construímos! Uma oferta turística que se destaca pela qualidade e que acompanha as vantagens de que naturalmente beneficiamos, como o clima ou os recursos naturais, mas também pelo ambiente pacífico que proporcionamos a quem nos visita.
Elencar aqui os prémios que o destino Algarve, ou os diferentes agentes que nele operam granjearam em 2016, seria um exercício exaustivo, tantos e tão variados foram os merecidos reconhecimentos nacionais e internacionais de que foram objeto.
Estamos a falar de uma consagração muita eclética, na medida em que nos chega de organizações como o World Travel Awards (os chamados Óscares do Turismo) – Melhor Destino Europeu de Praia (pela 4ª vez consecutiva), imprensa internacional …., ou dos reiterados excelentes resultados dos inquéritos de satisfação de quem nos visita sobre a nossa hospitalidade e a vontade de voltar.
Melhor ainda, este reconhecimento internacional não é uma surpresa, vem na continuidade de um crescimento (procura e receitas) ininterrupto de vários anos (desde 2010), confirmando uma tendência consistente e não apenas uma consequência de uma conjuntura “favorável”.
No Algarve, o maior destino turístico português, destacam-se não só os Elementos Diferenciadores, que dão resposta às motivações de quem nos procura (o clima, as praias e a autenticidade), como também os Elementos Qualificadores, como a Segurança, que nos colocam nas opções dos turistas. 
De acordo com o Instituto para Economia e Paz, Portugal foi considerado este ano o 5º país mais seguro do mundo (na edição anterior, constava em 14.º lugar no 'ranking'). No apuramento do Global Peace Index 2016, são utilizados mais de 20 indicadores em matérias como: segurança pública, violência policial, taxa de homicídios, justiça social, terrorismo, participação em conflitos, grau de militarização e gastos com armas.
Felizmente, seja na perspetiva da designada SECURITY (referente à segurança patrimonial, militar ou à estabilidade de um país), quer na vertente SAFETY (quando nos referimos à segurança no sentido de integridade física, saúde, boas condições de higiene ou ausência de riscos de acidentes), o Algarve é recorrentemente apontado pelos turistas como um dos destinos turísticos mais seguros. Afortunadamente também, esta perceção é acompanhada pela realidade – o Algarve é efetivamente um destino seguro!

Este é certamente o corolário do trabalho de um conjunto vasto de organizações de diferentes naturezas (públicas e privadas), aos diferentes níveis de intervenção (Internacional, Nacional, regional e local) e até de múltiplos setores (Segurança, Saúde, Turismo, Educação, Transportes, Cultura,…).
Mas este é, a meu ver, sobretudo o fruto de um Algarve que, na sua história como na sua atualidade, foi e é palco de inúmeros intercâmbios culturais que determinaram a edificação de uma sociedade mais plural, mais tolerante e mais acolhedora. A nossa multiculturalidade, um fator a explorar em próximos episódios…To be continued


0 Comments



Leave a Reply.

    Visite-nos no
    Imagem

    Categorias

    All
    Anabela Afonso
    Ana Gonçalves
    André Botelheiro
    Andreia Fidalgo
    Bruno Inácio
    Cristiano Cabrita
    Dália Paulo
    Dinis Faísca
    Filomena Sintra
    Gonçalo Duarte Gomes
    Hugo Barros
    Joana Cabrita Martins
    João Fernandes
    Luísa Salazar
    Luís Coelho
    Patrícia De Jesus Palma
    Paulo Patrocínio Reis
    Pedro Pimpatildeo
    Sara Fernandes
    Sara Luz
    Vanessa Nascimento

    Arquivo

    October 2021
    September 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    March 2018
    February 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016
    September 2016

    RSS Feed

    Parceiro
    Imagem
    Proudly powered by 
    Epopeia Brands™ |​ 
    Make It Happen
Powered by Create your own unique website with customizable templates.